Hoje tem aula inaugural do Projovem Trabalhador 'Juventude Cidadã' na Câmara Municipal de Aracruz

Os alunos do programa Projovem Trabalhador 'Juventude Cidadã' vão participar hoje (08), às 18h, no Auditório da Câmara Municipal de Aracruz da Aula Inaugural que dará início ao ano letivo. O evento organizado pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), vai contar com a presença de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo em nível municipal, estadual e federal. Além de uma palestra que será ministrada pela representante do SENAI Aracruz, Andrea Maria Rosa Scopel, com o intuito de informar aos jovens do Programa as normas de funcionamento, horários e locais onde os cursos serão ministrados.
A Semds, em parceria com o Governo Federal por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), vai qualificar aproximadamente 400 jovens, distribuídos em cursos de diversos setores ocupacionais, como: metalmecânica, vestuário, instalações e reparos, madeira e móveis, entre outros do Projovem Trabalhador 'Juventude Cidadã'. Os 15 cursos de capacitação serão ministrados pelo SENAI Aracruz, na Sede e distritos do município e terão início ainda este mês, com duração de seis meses, carga horária de 350 horas divididas em 100h de qualificação social e 250h de capacitação profissional.
Preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda são os principais objetivos do Projovem Trabalhador. De acordo com a Secretária da Semds, Ilza Fernandes, programas como o Projovem, firmados em parceria com o governo, propiciam a promoção da cidadania de forma efetiva. “Este programa é uma verdadeira benção para nossos jovens, principalmente neste momento de desenvolvimento que Aracruz está vivenciando, pois podem participar do programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo. O município através do SENAI está se responsabilizando pelo cumprimento da meta obrigatória de inserção de pelo menos 30% dos jovens cadastrados no mercado de trabalho. O município de Aracruz firmou em dezembro de 2008 o convênio com o MTE para a execução do Programa na municipalidade”, finalizou.
Os cursos que serão ministrados pelo SENAI Aracruz são: Soldador TIG – 1 turma de 20 alunos; Soldador Eletrodo Revestido – 2 turmas de 20 alunos; Caldeireiro – 2 turmas de 20 alunos; Pintora Industrial – 2 turmas de 20 alunos; Mecânico de Manutenção – 2 turmas de 20 alunos; Comandos Elétricos – 2 turmas de 20 alunos; Serralheiro – 2 turmas de 20 alunos; Encanador Industrial – 1 turma de 20 alunos; Eletricista Predial – 1 turma de 20 alunos; Massagem e Drenagem Corporal – 1 turma de 15 alunos; Costura Industrial – 2 turmas de 15 alunos; Colheita Florestal – 1 turma de 15 alunos; Marceneiro – 1 turma de 20 alunos; Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico – 1 turma de 20 alunos; Almoxarife – 1 turma de 20 alunos.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)