530 estudantes dos 7° anos da Rede Municipal do Ensino são certificados pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) - 2º semestre de 2025
Dando continuidade às formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), no 2º semestre de 2025, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz, em parceria com o 5º Batalhão de Polícia Militar (5BPM), promoveu na noite desta terça-feira (2), no Auditório do Pibara, uma grande cerimônia de certificação com 530 estudantes dos 7º anos das Emef´s Ezequiel Fraga Rocha, Luíza Silvina e Placidino Passos. Na ocasião, alunos dos 5º anos das escolas particulares Centro Educacional Pensar e Centro Educacional Aracruz (CEA) também receberam seus certificados.
Compuseram a mesa de honra o Comandante do 5º BPM, o tenente-coronel Márcio Cunha Cabral; o vereador e cabo da reserva remunerada Alex Hander Pereira Daniel; a secretária da Semed, Jenilza Spinassé Morellato; a diretora do CEA, Adriana Recla Sarcinelli; a coordenadora do Centro Educacional Pensar, Karla Lorena Vargas Naettzel Percílios, o representante dos gestores das instituições de ensino da Rede Municipal de Ensino, o diretor Ricardo de Oliveira Silva; além dos instrutores do Proerd, os Cabos PM Mártin Vesfál Kelbert e Jennifher Vieira.
Centenas de familiares compareceram para prestigiar a cerimônia desse programa que teve origem em 1983 nos Estados Unidos, sendo iniciado no Brasil em 1992. Ele é desenvolvido e trabalhado de forma preventiva pela Polícia Militar em escolas públicas e particulares, capacitando crianças e adolescentes a tomarem decisões seguras e responsáveis, analisando riscos e consequências, ou seja, sabendo lidar com situações de tensão e resistindo às drogas.
A secretária Jenilza Spinassé abriu as falas das autoridades falando dos responsáveis por trazer um dos maiores conhecimentos para a vida dos estudantes. “Queria chamar a atenção e pedir uma grande salva de palmas para os instrutores do Proerd, os Cabos PM Mártin Vesfál Kelbert e Jennifher Vieira. Eles merecem! Todos nós educadores temos uma importante missão de fazer com que o conhecimento faça parte da vida de cada aluno. E junto com os profissionais da educação, a Polícia Militar traz para vocês algo que realmente faz a diferença, que é dizer não para aquilo que não contribui para a saúde e a integridade física e mental. Por isso, estamos aqui celebrando esse momento. Nossa gratidão”, destacou.
O cabo PM Mártin Vesfál Kelber lembrou do seu tempo à frente do Proerd, falando de sua experiência em trabalhar pela primeira vez com estudantes dos sétimos anos. “Essa formatura é muito especial para mim, pois estou há três anos e meio trabalhando em Aracruz. Porém, hoje, pela primeira vez, temos uma certificação de estudantes dos sétimos anos, que por mais que seja um trabalho antigo no programa, para nós foi uma experiência única e um grande desafio. Ao chegar nas salas, não sabia se esses alunos estavam gostando das aulas, ou aprendendo alguma coisa, porque para mim, é muito importante desempenhar esse papel com excelência e eficácia. E ao propormos a elaboração das redações, tivemos a percepção de que eles estavam sim, aprendendo, o que foi muito motivador, porque os currículos dessas turmas é focado em tomada de decisões e saber ser responsável”, afirmou.
Finalizando as falas das autoridades , o comandante do 5º BPM, o tenente-coronel Márcio Cunha Cabral, parabenizou os policiais pelo empenho e dedicação ao programa, que segundo ele, deixou um grande legado em Aracruz. “Gostaria de cumprimentar nossos instrutores do Proerd, tanto aqueles que já passaram por aqui, quanto aos atuais, que instruíram e continuam a instruir os estudantes de nossa cidade, deixando um grande legado por aqui. Esses militares realizam um importante trabalho e por isso estão de parabéns. Lembro que na formatura do ano passado prometi que teríamos dois instrutores em 2025. Não foi fácil, mas conseguimos, e por isso, temos um projeto de aumentarmos para três instrutores em 2026. Acredito que quanto mais estudantes forem instruídos, melhor será para eles, para suas famílias e para a sociedade”, enfatizou.
Dando sequência à programação da formatura, os estudantes que se destacaram em suas redações foram chamados à frente do palco para realizarem suas leituras e serem homenageados. Também houve a leitura do juramento, com cada aluno erguendo seu braço direito, e uma apresentação teatral, encenando os aprendizados do currículo do 7º ano, mostrando ao público como as drogas são oferecidas nas ruas, e como ela precisa ser combatida.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura de Aracruz participa do lançamento do Anuário ES 2025 e se destaca como polo logístico e de investimentos
- Prefeitura reabre o Edital n.º 022/2025 para inscrições para contratação de Guarda-Vidas
- Aracruz inicia Operação Salvamar 2025/2026 com reforço à segurança nas praias
- Prefeitura inaugura obras de infraestrutura na Vila do Riacho
- "Elas em Movimento" reúne centenas de mulheres em um domingo de força, união e conscientização
- Ambulantes - Informativo 001 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- Turismo e Cultura torna público o edital Nº 025/2025 - Prêmio Raízes Negras de Aracruz – Vozes, Ancestralidade e Orgulho
- Jogos Tradicionais Indígenas encerram com sucesso a 4ª edição do Projeto Kûatiarupema (Peneira Literária)
- Publicado Edital para Reforma da Estação de Tratamento de Esgoto em Guaraná
- 3ª Jornada Antirracista reúne educadoras capixabas, apresentações culturais e painéis com as 20 instituições de ensino selecionadas no 1º Edital 'Escola Sem Racismo'