4º Workshop Educação Integral em Tempo Integral reúne gestores e educadores capixabas para momentos de troca de experiência e aprendizado

Publicado em: 25 de setembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
4º Workshop Educação Integral em Tempo Integral reúne gestores e educadores capixabas para momentos de troca de experiência e aprendizado

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) participou nesta quarta-feira (24), em Vitória, do 4º Workshop Educação Integral em Tempo Integral. O evento, realizado pelo Espírito Santo em Ação, reuniu gestores e educadores capixabas em um momento de troca de experiência e aprendizado, e teve como palestrantes Thereza Paes Barreto, referência nacional em políticas públicas de Educação Integral e a secretária de Educação da Prefeitura de Vitória, Juliana Rohsner Vianna Toniati.

Aracruz esteve representada pelo setor de Educação Integral em Tempo Integral da Semed e pelos gestores das escolas de tempo integral do município, com o objetivo de fortalecer o entendimento sobre essa modalidade educacional, além de fomentar o aprimoramento da qualidade da educação pública. “Esse encontro teve como foco a metodologia pedagógica que é desenvolvida pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Esse instituto prioriza a formação acadêmica de excelência, formação para a vida e o desenvolvimento de competências para o século XXI, tendo como protagonista o estudante e seu Projeto de Vida”, explicou a secretária Jenilza Spinassé.

De acordo com Marlene Bergamin Zambon, do setor de Educação Integral em Tempo Integral de Aracruz, o Workshop trouxe reflexões sobre inovação pedagógica e formação integral dos estudantes. “Tivemos uma oportunidade incrível de fortalecimento da educação integral de nossa rede. As palestras de Thereza Paes Barreto e de Juliana Rohsner nos trouxeram muitos ensinamentos, que sem dúvidas serão replicados em nossas escolas”, disse.

Durante o evento também foram debatidos temas relevantes para a consolidação dessa política educacional. Entre eles, a neurociência na escola da escolha, que mostrou como o conhecimento científico pode contribuir para um currículo mais eficaz. Outro ponto de destaque foi o perfil profissional para as escolas de tempo integral, ressaltando a importância de gestores e educadores preparados para atuar como orientadores no incentivo ao protagonismo.

O Workshop também proporcionou momentos de diálogos e trocas de experiências desafiadoras e de oportunidades entre os municípios capixabas, objetivando a construção de uma educação integral de qualidade, capaz de preparar os estudantes para os desafios do presente e do futuro.

Compartilhe essa notícia:

Galeria: