Seca em Aracruz: SAAE realiza racionamento de água no município
Aracruz enfrenta a maior seca dos últimos 50 anos, devido à falta de chuvas, provocando a redução drástica no nível dos reservatórios. Com o intuito de amenizar os efeitos da forte crise hídrica que afeta o município, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Aracruz reduziu em 50% o fornecimento de água, na sede do município, desde quinta-feira (05/05).
A barragem do Piraquê-Açu, de onde o SAAE retira a água para o abastecimento de Aracruz, está praticamente seca. Em Santa Cruz, a lâmina d'água está muito baixa. O abastecimento está sendo feito das 8h às 12h; em Itaparica e Nova Santa Cruz, das 12h às 18h e das 18h às 23h, na parte baixa e Santa Cruz. Em Santa Rosa, o abastecimento é feito durante três horas por dia, com carro pipa. Já em Grapuama, o abastecimento está sendo realizado dia sim, dia não.
Já na sede, a situação é mais preocupante, pois a barragem de Santa Maria está com o nível muito baixo. Em Jacupemba, o nível do rio baixou de forma significativa, o que coloca o distrito em situação de alerta, da mesma forma que o bairro Coqueiral.
A região de Barra do Riacho possui um canal feito pela Fibria, o Caboclo Bernardo, que fica próximo à água do mar, o que provoca a salinização da água servia à população.
Agricultura
A crise hídrica também tem afetado fortemente a agricultura do município. Para reduzir os efeitos nas áreas rurais, a Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) desenvolve ações como a construção de caixas secas ao longo das estradas vicinais (de maior movimento), recuperação de nascentes (a meta de 250 nascentes para o ano de 2016) e construções de pequenas barragens em todo o município para aumentar os reservatórios de água.
De acordo com Almir Vianna, secretário municipal de agricultura, já foram construídas nove barragens e 28 estão liberadas pelo IDAF para construção. Além dessas ações, a Semag também realiza reuniões regionais com o objetivo de conscientizar a população e produtores da questão hídrica.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 16ª Chamada - Secretaria de Educação - Edital 002/2025
- Vacinação contra Influenza: Aracruz está entre os municípios que mais imunizaram no Estado
- Não deixa para depois: Servidores de Aracruz têm oportunidade de capacitação com certificação e progressão funcional
- Arboviroses e verificação da situação vacinal ganham destaque na 2ª Formação do Programa Saúde na Escola
- Serviços essenciais são mantidos durante ponto facultativo e feriado da Semana Santa
- Escolas da Rede Municipal de Ensino recebem ações de conscientização no combate à violência contra a mulher
- Aracruz é homenageada na 5ª Cerimônia de Premiação Escola que Colabora
- R$ 1,5 bilhão em investimentos: Prefeitura anuncia maior pacote da história que vai beneficiar todo o município
- 2ª Chamada - Secretaria de Desenvolvimento Social - Edital 001/2026
- 1ª Chamada - Secretaria de Desenvolvimento Social - Edital 001/2026