Pré Feira Literária Capixaba (Pré Flic) é realizada em Santa Cruz
A literatura tomou conta do sábado (10/04) em Santa Cruz. A Prévia da 3ª Feira Literária Capixaba (Pré Flic), realizada pela Academia Aracruzense de Letras (ACAL) com o apoio da Prefeitura de Aracruz, trouxe ao Museu Histórico de Santa Cruz a abertura oficial da exposição literária, além de artes, artesanatos e apresentações de dança.
Um dos momentos mais marcantes do evento se deu nas apresentações da Banda de Congo de São Benedito do Rosário (Vila do Riacho) e de danças indígenas Tribo Tupiniquim (Caieiras Velhas). Para finalizar as ações na parte da manhã, foi realizada visita às aldeias Três Palmeiras e Boa Esperança. A presidente da ACAL e secretária municipal de Educação, Acácia do Amaral Teixeira, reafirmou a importância da solenidade ser locada em Santa Cruz, pelo caráter histórico, potencial turístico, além da culinária referência no litoral capixaba. “Santa Cruz é o berço do município de Aracruz”, comenta a presidente.
A coordenadora geral da Feira Literária Capixaba (Flic) e membro efetivo da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras, Regina Menezes Loureiro esteve presente na cerimônia e explicou que a Flic é um movimento de um grupo que trabalha em prol de uma ideia: colocar na mídia o que o Espírito Santo tem de melhor para oferecer. De acordo com a coordenadora, o fomento da cultura e preservação dos valores literários é de responsabilidade de todos.
Um dos visitantes, Jaime Gomes dos Santos, é morador de Vila do Riacho. Veio para acompanhar a Banda de Congo e aproveitou para conhecer o Museu Histórico de Santa Cruz e comenta sobre a importância do evento: “As pessoas não estavam muito incluídas nessas manifestações, no passado. É bom mostrar que a nossa cultura não morreu, só precisa de um incentivo para que continue mais forte”.
Feira Literária Capixaba
A 3ª Feira Literária Capixaba (Flic) acontece entre os dias 11 a 15 de maio. O evento será realizado em Vitória, na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara. A cerimônia é uma iniciativa conjunta da Academia Espírito-Santense de Letras, Academia Feminina Espírito-Santense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo