3º workshop da Educação em Tempo Integral debate os efeitos positivos na aprendizagem

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (13), no auditório central do SICOOB, no bairro Santa Lúcia, em Vitória, o 3º workshop da Educação em Tempo Integral. Aracruz esteve representada pela secretária de Educação (Semed), Jenilza Spinassé e equipe técnica, que apresentaram em relatos os acompanhamentos que estão sendo realizados nas três escolas de tempo integral no município.
Tendo como tema central os “efeitos positivos na aprendizagem”, a palestrante Cláudia Costin apresentou ao público os desafios de ser professor em tempos de mudança, que exige, dentre tantas posturas, o ato de deixar de ser percebido – e se perceber – como um mero fornecedor de aulas expositivas, para ser assegurador de aprendizagem, além de desenvolver um sentido de urgência no resgate de aprendizagens perdidas, ter orgulho profissional e espírito de time, compensar a formação inicial, que atualmente ainda é divorciada da realidade da escola, com aprendizagem e planejamentos colaborativos, dentre outras.
Com relação às tendências em educação no mundo, foi mencionado que é necessário acabar com o negacionismo científico em educação, trabalhando com dados indicadores, tendo foco em resolução colaborativa de problemas com criatividade e em pensamento sistêmico e crítico, assim como a flexibilização dos currículos e da interdisciplinaridade.
A revolução da escrita e o aprendizado profundo cultural digital e ensino híbrido, assim como a gamificação e plataformas adaptativas também são competências para o século 21, assim como a promoção de uma educação voltada para os valores e atitudes do protagonismo jovem, que os formam para a autonomia e para a cidadania global. “Foi um dia de muito aprendizado. Tivemos uma bela palestra na parte da manhã, e à tarde fizemos atividades em grupo discutindo as práticas do tempo integral. Sabemos da necessidade de fazer esse acompanhamento da aprendizagem para garantir de fato esse direito de todos os estudantes”, disse Jenilza Spinassé.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Serviços Urbanos mantém ações intensificadas de limpeza urbana em Aracruz
- Processo Seletivo Simplificado Semed .nº 004/2023: Educação divulga a 78ª Chamada
- Julho Amarelo: Semsa alerta para conscientização sobre hepatites virais
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 25ª Chamada
- Prefeitura garante mais segurança para o futuro dos servidores com implantação da Previdência Complementar
- Festa da Família no Cmei Cinderela destaca a ‘Natureza no Brincar’ e valoriza a cultura dos Povos Indígenas
- Enduro: campeonato termina com piloto aracruzense em 2º lugar
- Delegação infantil de Aracruz embarca rumo às finais estaduais dos Jogos Escolares
- Turismo e Cultura: Aracruz é campeã no atendimento e cenografia na Feira dos Municípios
- Aracruz se destaca nos jogos escolares com medalhas no vôlei e no handebol