III Seminário Municipal do PNAIC reúne profissionais da educação

150 pessoas, entre Professores, diretores e pedagogos da rede de ensino público de Aracruz participaram da terceira edição do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), realizada pela Secretaria Municipal de Educação, nesta quinta-feira (17/12), no auditório da EMEF Placidino Passos.
A abertura do Seminário contou com a participação da Subsecretária de Educação Simone De Marchi Frigini Sepulchro e com apresentação do grupo de dança Expressarte, da Emef Zilca Nunes Vieira Bermudes. A Subsecretária reforçou a importância dos profissionais da educação em um evento que fomenta a aprendizagem da leitura e escrita na idade certa. “O Seminário é uma ótima oportunidade para os educadores refletirem e ampliarem as discussões sobre o currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade, os direitos de aprendizagem no ciclo da infância, numa abordagem interdisciplinar”, disse a subsecretária.
Uma das palestras tratou dos temas “currículo” e “infância”, reiterando a importância de encontrar um ponto de convergência entre as duas vertentes, ou seja, não deixar que as atividades da criança sejam engessadas pelo currículo, nem deixar de passar o conteúdo necessário para o aprendizado. Teve também o relato de professoras da rede: Adriana Batista Gomes Giacomin e Maria Aparecida das Neves Cunha, do 3º ano da Emef Zilca Nunes, que apresentaram o Projeto Fábulas. A professora Rita Silva Rissi, do CMEB Álvaro Souza apresentou sobre o Congo, tema integrante de uma Mostra cultural "Vila do Riacho: Origens e tradições, trazendo a diversidade cultural do Município”.
Outra palestra foi com uma professora Patrícia Rabello, da Prefeitura de Vitoria sobre a Variedade e diversidade linguística: ampliando os sentidos do texto do livro didático. E por fim, a coordenadora Municipal do PNAIC, Raldinéia Marim Sarmenghi , apresentou um vídeo que trouxe a contribuição da formação nos 3 anos com os professores alfabetizadores, parabenizando o grupo, os orientadores de estudo. “Nosso maior desafio é garantir o direito de aprendizagem da leitura e escrita na idade certa”, reforçou a coordenadora.
PNAIC
Garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os oito anos de idade, esse é o desafio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), compromisso formal assumidos pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios. Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais comprometem-se a alfabetizar todas as crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental.
O município de Aracruz aderiu as ações do Pacto desde 2012, junto ao MEC, visando assegurar a alfabetização de todas as crianças com até oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre a inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"
- 2ª CONVOCAÇÃO - EDITAL 001/2025 -SEMSA