Educação: Projeto de incentivo à leitura é realizado na próxima semana na EMEF José Marcos Rampinelli

Com o objetivo de desenvolver o hábito de leitura, a escola Professora Maria de Lourdes Padilha, da EMEF José Marcos Rampinelli, vem desenvolvendo desde 2010 o projeto: “O Grande Baile Literário”, será apresentado por alunos de sete anos, do 2ºD, e elegerá duas crianças, uma menina e um menino, que se destacam na leitura e tornam-se rei e rainha da leitura. O evento será realizado na próxima segunda-feira (23/11), às 13h30 e na terça-feira (24/11), às 7h30, na EMEF José Marcos Rampinelli.
A partir do projeto, a professora Lourdes observou que ajuda a desenvolver o hábito e o gosto pela leitura.”Com o projeto, por meio da leitura, é possível estimular os alunos a saber se relacionar melhor em grupo, expor as opiniões em turma da escola, e em outros lugares, ajuda na escrita, e também insere valor para que aprendam a se respeitarem e conviverem socialmente, além de ajudar na alfabetização”, destacou Lourdes.
A professora ainda disse que ao longo do ano são desenvolvidas atividades voltadas para a leitura tanto em sala de aula como em casa, no qual a família ler para a criança ou vice-versa. Ao final, todos os alunos são contemplados com o “Grande Baile”, evento em que as crianças que mais se destacaram em todos os aspectos (assiduidade, comportamento, conceito, convivência e responsabilidade) tornam-se rei e rainha da leitura.
Ao mesmo tempo em que se dá a premiação para as crianças, é preparada uma sala decorada com livros e textos diversos para exposição de leitura, os quais são feitos escala para que cada turma possa compartilhar o mundo encantado da leitura.
Com o projeto “O Grande Baile Literário”, a Escola tem alcançado resultados significantes, como por exemplo, toda a turma está lendo, alguns leem textos e livros de leituras diversificadas; todos escrevem com o mínimo de erros ortográficos para a faixa etária a qual se encontram; o resultado diagnóstico interno foi um sucesso; o resultado da prova do PAEBES também mostrou um grande desempenho da turma/ a turma está com a autoestima elevada; os pais expressam o desejo de que a professora continue com a turma; a professora se sente gratificada pelos objetivos alcançados e hoje a turma está no nível de 3º ano em termos cognitivos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"