Agricultura: Aracruz recebe criadores de Abelhas Sem Ferrão nesta quinta(22)
A Prefeitura de Aracruz por meio da Secretaria de Agricultura, vai realizar nesta quinta-feira (22), o Encontro de Criadores de Abelhas Sem Ferrão, no Victória Buffet. As vagas são limitadas, quem tiver interesse em participar, pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura pelo telefone: (27) 3296-4053 ou pelo e-mail semag.gsim@aracruz.es.gov.br.
O evento é realizado com o apoio do Governo do Estado, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), Fibria, FECAPIS e entidades rurais. O Encontro começa pela manhã, com um café da manhã, credenciamento e abertura, de 08 às 10h.
O Secretário de Agricultura, Almir Gonçalves Vianna, está otimista com a realização do evento em Aracruz. “Com a realização deste evento, desejamos divulgar ainda mais as ações dos criadores de abelhas sem ferrão do município, além de aumentar também a interação entre os criadores de outras regiões. É uma atividade que tem ganhado cada vez mais destaque no mercado, e é o primeiro encontro realizado no município. Valorizamos esse trabalho e esperamos realizar mais encontros futuramente”, disse o secretário.
Na parte da manhã, os criadores vão poder participar de um Espaço Interativo, no qual será destinado para apresentação da Associação de Apicultores de Aracruz (APIARA) para mostrar aos demais participantes sobre os trabalhos desenvolvidos pela associação do município. Na parte da tarde, a Federação Estadual de Apicultores (FECAPIS) também terá seu Espaço Interativo para mostrar os trabalhos desenvolvidos.
Ao longo do dia, os Criadores de Abelhas sem Ferrão participarão de palestras, como a “Conhecendo as Abelhas sem Ferrão do ES”, que será ministrada pelos palestrantes Alex Fabian Rabelo Teixeira, agente de extensão em Desenvolvimento Rural do INCAPER e Professora Doutora Flavízia Freitas de Oliveira, da Curadoria de Invertebrados Terrestres do Museu de História Natural e Zoologia da Universidade Federal da Bahia.
Em seguida, será a palestra “Manejo focado na multiplicação de colônicas de Uruçu-Amarela no Espírito Santo”, que será ministrada por Jerônimo Villas-Bôas, mestre em Gerenciamento Ambiental e Especialista em Manejo de Abelhas Nativas sem Ferrão. E a última palestra será sobre “Legislação Ambiental e a Importância da Meliponicultura para a Conservação das Abelhas Nativas Brasileiras”, ministrada pelo Professor Doutor Helder Canto Resende, da Universidade Federal de Viçosa.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo