Educação: Aracruz tem novo Plano Municipal (2015-2025)

O município de Aracruz já conta com o novo Plano Municipal de Educação (PME) para o decênio 2015-2025 que foi sancionado pelo Prefeito Marcelo Coelho no último dia 14/09/2015. A Lei nº 3.967 que valida o novo Plano passa agora a ser um importante instrumento de gestão para melhoria na educação de nosso município. A Secretaria Municipal de Educação elaborará as ações necessárias ao alcance das metas e estratégias estabelecidas neste Plano, por meio da Comissão Especial de Suporte Técnico junto ao Fórum Municipal de Educação.
A Comissão Especial de Suporte Técnico foi criada em 2012 para a elaboração do plano. De acordo com a Comissão, desde 2012, foram realizadas duas audiências públicas com a participação de toda a sociedade de Aracruz, um fórum municipal e cinco plenárias públicas.
Em 2012, a Comissão Especial realizou 11 reuniões para discutir sobre o Plano e depois foi criada uma outra comissão técnica, em 2015, para elaborar o plano. A partir daí, foram realizados 16 encontros. Para realizar o PME, a comissão técnica elaborou um diagnostico educacional, social, populacional e econômico referentes aos anos de 2000, 2010 e 2014.
Dalva Ricas, presidente da Comissão Técnica responsável pela elaboração do plano, comentou sobre as metas estratégias do PME 2015-2025 e o que muda em relação ao anterior. Uma delas é o aumento da oferta e obrigatoriedade de universalizar até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo 70%. “A meta de oferta da educação infantil em creches estabelecida pelo PNE e PEE é de no mínimo 50%. Mas para o PME, o município foi além, e estabeleceu como meta ampliar 70% a oferta em creches. E vamos correr atrás para atingir esse objetivo”, destaca, Dalva.
Metas do PME
Outra meta a ser atingida com este PME é ampliar gradativamente a educação em tempo integral, de forma a oferecer 100% das escolas públicas municipais, e a atender, pelo menos 50% dos estudantes da educação básica, em colaboração com o Governo Estadual e Federal.
Dalva acredita que o acréscimo das novas ações, vão promover uma melhoria ainda maior na educação do município. “A educação em tempo integral será ofertada por meio do Programa “Mais Educação”, em parceria com o Governo Federal. O programa prevê que o aluno retorne no contraturno e realize atividades pedagógicas, de recreação, jogos de reforço, tenha assistência, aula de música e entre outras ações atrativas para que o aluno fique mais tempo na escola”, disse a presidente.
Além dessas novidades no PME, Dalva, também deu destaque ao acompanhamento das ações do Governo Federal e Estadual de elevação do número de matrículas na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), de modo a atingir a titulação anual de 20 mestres e quatro doutores, no âmbito municipal.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, Acácia Amaral, com a aprovação do Plano Municipal de Educação espera-se que seja implementada uma cultura de planejamento, de forma que as políticas educacionais possam ter continuidade, objetivando o alcance das metas propostas.
Plano Municipal de Educação
O PME é um plano que estabelece as políticas educacionais para os próximos dez anos em articulação e em consonância com as políticas educacionais estabelecidas em âmbito nacional pela União (PNE) e em âmbito estadual pelo Estado do Espírito Santo (PEE).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino têm motivação extra para ingressarem no Ifes com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
- Caminhada celebra a vida e fortalece vínculos na Semana da Pessoa Idosa em Aracruz
- Macrodrenagem da Grande Bela Vista: prefeitura entrega maior obra do município
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a setembro
- Atenção, pais! Provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) acontecem do dia 20 a 31 de outubro
- Saúde promove programação especial para conscientizar mulheres no Outubro Rosa
- PDM: adiada a reunião do fórum que aconteceria nesta quinta-feira (02), em Guaraná
- Desenvolvimento Social: Chamada Emergencial do Processo Seletivo n.º 001/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 87ª Chamada
- Aracruz sedia o Encontro do Núcleo Regional do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Nupaes) e Sistemática de Acompanhamento e Avaliação de Resultados (SAAR N3)