Secretaria de saúde adota medidas alternativas para compensar falta de vacinas Bcg, Febre Amarela e Antirrábica

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Estadual de Imunização, informou no mês de fevereiro, em nota técnica, que o estoque de vacinas para BCG, Dupla Humana (contra tétano), Tetra Viral, HIB, Febre Amarela e Antirrábica humana, está reduzido a nível nacional.
Em Aracruz, a Secretaria de Saúde está adotando medidas alternativas necessárias para compensar esta redução. A BCG, por exemplo, dada aos recém-nascidos para prevenir a tuberculose, tem uma validade de 6 horas após aberta. Neste caso, para que não ocorra perda deste imunobiológico, sua vacina está sendo realizada todas as segundas, quartas e sextas-feiras, na Unidade de Saúde de Vila Rica das 7h às 13h.
Para a vacina Antirrábica, há uma prioridade na realização dos pacientes que forem agredidos por cães e gatos não observáveis. Eles também recebem orientações quanto à conduta que devem tomar. Já em casos de agressão por morcego ou macaco, considerados animais silvestres, além da vacina, há a necessidade do uso de soro. O atendimento acontece de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h, em todas as Unidades de Saúde do município.
A vacina da Febre Amarela está sendo realizada apenas em pessoas que irão viajar para as áreas consideradas endêmicas. Ela está disponível na Unidade de Saúde de Vila Rica todas as quartas-feiras, das 7h às 16h.
Já a Antitetânica, conhecida como vacina contra tétano, assim como as demais, está com seu envio comprometido, sendo realizada apenas em gestantes e pessoas que sofrerem algum tipo de acidente, também de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h, em todas as Unidades de Saúde do município.
A Coordenadora de imunização do município, Valquíria Scarpati, ressaltou que esta medida será adotada até que seja regularizado junto ao Ministério de Saúde o envio de estoque de vacinas para os municípios.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)