Prefeitura promove sua X Conferência Municipal de Assistência Social
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho e , em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou na última terça-feira (28/07), sua X Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório da EMEF “Placidino Passos”. O prefeito Marcelo Coelho participou da solenidade de abertura, ressaltando a importância do encontro e reafirmando o compromisso de sua gestão com as questões sociais do município.
A Conferência teve como tema central "CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A 2026” e como Lema: “Pacto Republicano do SUAS rumo a 2026 – O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, definido como Eixo Norteador “As Diretrizes para o SUAS nos próximos dez anos - Plano Decenal-2016-2026. Cerca de 200 pessoas participaram das discussões.
A secretária Municipal Interina de Desenvolvimento Social e Trabalho e , Maria de Fátima Furtado Nunes, explicou que a gestão municipal está fazendo o seu papel acompanhando este processo de fortalecimento da democracia e consolidação da Assistência Social em Aracruz. Ela aponta como avanços, a criação da lei que instituiu o SUAS no município, a implantação do CRAS indígena e o de Santa Cruz, ampliação do quadro de profissionais efetivos para atuar no CREAS e CRAS, entre outros.
“Essas conferências servem de referência para melhorarmos ainda mais as nossas políticas de ações sociais. Os apontamentos da comunidade são necessários para diagnosticarmos o que está bom e o que é necessário melhorar, assim podemos incrementar ainda mais nossa atuação social”, explicou Maria de Fátima.
O objetivo principal da Conferência foi analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social, reconhecendo a responsabilidade de cada ente federado, eleger delegados para a Estadual de Assistência Social. Na conferência, os delegados devidamente credenciados (entidades de assistência social; entidades representantes dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social; e usuários e organizações de usuários) tiveram direito a voz e voto.
“As discussões ocorridas durante o evento, vão projetar o direcionamento das políticas sociais para os próximos 10 anos. Para a construção de diretrizes para o Plano Decenal 2016-2026, devemos nos guiar por uma visão de futuro e partir da reflexão acerca dos acertos e superações que as conferências anteriores e a experiência de implementação do SUAS nos proporcionaram”, afirmou Maria de Fátima.
Pela manhã foi ministrada palesta pela Doutora em Serviço Social e Professora da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Jeane Andrea Ferraz, e à tarde aconteceram as oficinas para discutir os seguintes eixos temáticos:
Subtema 1: O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios;
Subtema 2: O Pacto Federativo e a Consolidação do SUAS;
Subtema 3: Fortalecimento da Participação e do Controle Social para a Gestão Democrática.
Neste dia também foram eleitos os delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social, que ocorrerá entre os dias 06 a 08 de outubro de 2015, em Vitória.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo