Prefeitura de Aracruz ministra palestra para cursos de engenharia civil e de produção da FAACZ
Nesta última sexta-feira (27/03), às 19h, a prefeitura municipal por meio da Gerência de Limpeza Pública e Coleta Seletiva, ministrou uma palestra para os cursos de engenharia civil e de produção da FAACZ sobre Política Nacional de resíduos Sólidos.
A palestra foi apresentada pela assessora especial da Setrans, Juscela Mara. Na ocasião foram abordados temas da “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, contrato de limpeza pública, projetos de gestão dos resíduos sólidos, Termo de compromisso Ambiental (TCA), que foi assinado pelo município.
O TCA - Trata-se de uma exigência do Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, Amunes e Iema. Ele é monitorado pelo Ministério Público e diz respeito à implantação de política nacional dos resíduos sólidos no tocante à coleta seletiva, logística reversa (reciclagem e reuso), fortalecimento das cooperativas e Associações de Catadores, considerando que os mesmos realizam atividades de relevância pública denominada Prestação de Serviços Ambientais (PSA).
A autogestão dos resíduos foi o principal foco da palestra. Também foram abordados temas da atual realidade dos serviços prestados do município de Aracruz e os custos destes serviços.
O objetivo destas palestras é divulgar as ações que o município vem desenvolvendo ou irá desenvolver para cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e o Termo de Compromisso Ambiental (TCA).
Outras palestras já estão agendadas. Na próxima quarta-feira (01/04) haverá uma palestra de conscientização e divulgação com o grupo escoteiro de Aracruz. Já no dia (28/04) a palestra será para os alunos do IFES.
A iniciativa das palestras foi a convite das próprias instituições de ensino à Gerência de Limpeza Pública, a fim de se alinharem as ações previstas da prefeitura. A Setrans se coloca à disposição de outras instituições de ensino para esta ação de conscientização.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de formação continuada sobre avaliações do SAEV e Fluência Leitora
- Aracruz ocupa primeiro lugar no Espírito Santo em criação de vagas formais
- Aracruz recebe representantes do ES em Ação e Amear para cerimônia de encerramento do Ciclo de Implantação das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- Emefti´s Honório Nunes de Jesus e Eurípedes Nunes Loureiro são as primeiras escolas da rede contempladas com a implementação da BNCC Computação
- Saúde inicia aplicação da Vacina Pneumocócica 20-valente (VPC20) para ampliar proteção infantil
- Telemedicina chega a 12 Unidades Básicas para agilizar atendimentos e ampliar acesso à saúde
- 1ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- 23ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- 6ª CONVOCAÇÃO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL– SEMDS EDITAL 001/2026
- Nova estação de biometria reforça emissão da Carteira de Identidade em Aracruz