Animais não devem ser abandonados na porta do CCZ
O Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) tem sofrido com o problema do abandono de gatos e cachorros na porta do órgão. O coordenador do Centro, Vicente Penteado Vizioli, esclarece que tal prática é crime ambiental e que o local não é abrigo e não possui estrutura para receber animais indesejados pelos proprietários. Nos últimos dois dias sete gatos foram descartados na porta do local.
O coordenador do CCZ explica que o local é uma unidade de saúde pública, cujo objetivo é a prevenção de doenças que acometem os seres humanos. "Dada a sua finalidade, as instalações físicas destinam-se a observação de animais agressores e de animais suspeitos de zoonoses, por isso não é estruturada como um abrigo de animais.", disse.
Ele conta que o abandono de animais na porta do CCZ é uma prática comum, mas infelizmente o índice de bichos descartados pelos proprietários tem aumentado consideravelmente nos últimos dois meses.
Segundo Vicente as pessoas que não desejarem mai ficar com um animal, devem encontrar um lar, pessoas que tenham condições e desejem adotá-lo. Outra medida importante para evitar problemas com a procriação indesejada é a castração, feita em clínicas veterinárias.
Vale ressaltar que abandono e maus tratos a animais é crime. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e o Art. 164 do Código Penal, prevê o crime de abandono de animais para aqueles que introduzirem ou deixarem animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo:
A pena prevista pelo Art. 32 da Lei de Crime Ambientais é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa.
A pena prevista pelo Art. 164 do Código Penal é de detenção, de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses, ou multa.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Que tal curtir o feriado em Aracruz? Descubra o que fazer nos dias de descanso
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: 10ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Projeto Rio Doce Escolar desperta a consciência ambiental em estudantes do Cmei Tia Anastácia
- Agricultura promove visita técnica em Conceição da Barra na área da piscicultura
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados de Corpus Christi, ponto facultativo e São João Batista
- Oficinas de libras da Emef Professora Maria Inês Della Valentina fomentam a comunicação e a interação de aluno com deficiência auditiva
- Prefeitura vai realizar Consulta Pública sobre diagnóstico do Projeto Orla
- Festa da Grande Bela Vista acontece de 20 a 22 de junho
- SUAS: Aracruz avança na transformação digital com novo Sistema de Gestão
- Prefeitura inicia a semana com mais de 700 oportunidades de emprego: destaque para área industrial