Programa de Aquisição de Alimentos beneficia agricultores e entidades em Aracruz

A prefeitura de Aracruz desenvolve, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que adquire alimentos produzidos pela agricultura familiar e distribui para escolas e entidades sociais da cidade. Cerca de 30 produtores rurais participam da iniciativa, que prevê a entrega de 71 toneladas de alimentos em 2015.
Segundo o secretário de Agricultura, Almir Viana, a prefeitura oferece uma série de incentivos ao produtor rural por meio da distribuição de calcário, fornecimento de máquinas para o plantio, transporte de produtos, além de disponibilizar área da secretaria para pesagem, embalagem e distribuição dos produtos.
Viana diz que a Secretaria recebe, aproximadamente, 3 toneladas de alimentos por semana, entre couve, laranja, limão, aipim e manga. “Nossa meta é aumentar o número de cadastrados e o quantitativo de bens adquiridos”, informou.
O secretário afirma que o programa beneficia tanto o produtor, que fica livre dos atravessadores e tem a garantia da comercialização dos produtos, quanto as entidades sociais, que podem contar com alimentos de qualidade direto do produtor. “O projeto é muito importante para fixar o homem no campo, aumentar a produção e a renda do município”, comentou Viana.
Taciana Sperandio Barone é produtora rural e participa do programa. Ela afirma conseguir vender seus produtos por um preço melhor, além de ter mercado certo. “Conseguimos aumentar a nossa renda e tenho planos de expandir a produção por conta das garantias dadas pela PAA”, finalizou.
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) O Programa foi criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.
Para o alcance desses dois objetivos, o Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.
O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o Programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- ARSP oficializa reajuste tarifário do Saae Aracruz em nova resolução
- Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca visita o município do Sul para visita técnica de piscicultura
- Nova linha de transporte público beneficia moradores de Cachoeirinha do Riacho
- Chamamento Público: Secretaria de Desenvolvimento Social torna público o edital do Programa Compra Direta de Alimentos
- Programa Destino Futuro: startups e empresas inovadoras podem se inscrever até o dia 19 de maio
- Prefeitura realiza ações de conscientização Maio Amarelo
- Saúde realiza o Dia D da Vacinação contra a Gripe neste sábado (10)
- IPTU 2025: pagamento da Cota Única com 10% de desconto é até 12 de maio
- Aracruz planeja criar Corredor Ecológico de Biodiversidade para fortalecer a conservação dos recursos naturais no município
- Aracruz, a porta de entrada de importação e geração de empregos