2º Encontro do MP/ES sobre Autismo capacita servidores nas questões práticas de acesso a serviços

Publicado em: 14 de outubro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
2º Encontro do MP/ES sobre Autismo capacita servidores nas questões práticas de acesso a serviços

Os servidores da Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz participaram nesta segunda-feira (13), no Auditório da Procuradoria-Geral da Justiça, em Vitória, do 2º Encontro do Ministério Público do Espírito Santo (MP/ES) sobre Autismo. O evento reuniu representantes de diversas instituições públicas, além de profissionais da saúde, da educação e familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Compuseram a mesa de honra o procurador-geral do Ministério Público de Contas do Espírito Santo (MPC-ES), Luciano Vieira, da subprocuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, da procuradora da República Elisandra de Oliveira Olímpio, do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) Sérgio Aboudib, do promotor de Justiça Itamar Ávila Ramos, dirigente do Caops, e da promotora de Justiça Luciana Almada Chamoun, dirigente do CACC.

Esse encontro foi realizado por meio dos Centros de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (CAOPS), de Educação (CAOPE), e Cível e de Defesa da Cidadania (CACC), juntamente com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), com o objetivo de capacitar servidores e público em geral com interesse na matéria sobre autismo nas questões práticas do acesso aos serviços.

Para a coordenadora do setor Intersetorial da Semed, Giucirlene Pereira de Bortoli, o Ministério Público vem mostrando cada vez mais sua preocupação em ampliar os olhares sobre a educação especial na perspectiva inclusiva, sob os aspectos da família, da escola, do estudante e dos órgãos de fiscalização e controle. “Temas como este são de extrema importância, principalmente para servidores das áreas da educação e saúde, por exemplo. Toda vez que somos convidados a participar de eventos como este, proposto pelo Ministério Público, entendo que é uma grande oportunidade de nos capacitarmos ainda mais, levando para nossas escolas esses aprendizados, que sem dúvida fomentam o trabalho pela inclusão”, disse.

Os servidores da Semed participaram de palestras que debateram temas como a oferta da educação especial na perspectiva da educação inclusiva e o profissional de apoio escolar e caminhos para a inclusão: o papel da família e pessoas com TEA no mundo do trabalho. “A gerente de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva (Sedu), Giovanne Berger, e o sociólogo e Diretor Social da Federação dos APAE´s do ES, Vanderson Roberto, nos proporcionaram momentos de muito aprendizado. Poder levar essas questões para nossa rede sem dúvida fortalece nossa relação com os estudantes públicos da educação, e consequentemente, facilitando nossa comunicação”, explicou a coordenadora do setor de Educação Especial e Inclusiva, Andresa Angela Pandolffi Santosi.

A secretária de Educação Jenilza Spinassé, que também integrou a comitiva, destacou o que mais lhe chamou a atenção perante os debates realizados. “Essa foi a segunda vez que participamos de um encontro relacionado à educação especial e inclusiva em menos de dois meses aqui no Ministério Público. Considero fundamental, para nós que somos da pasta da educação, poder discutir questões práticas do acesso aos serviços voltados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esses temas são essenciais, assim como o papel da família no desenvolvimento e bem-estar das pessoas com autismo”, ressaltou.

Compartilhe essa notícia: