Prefeitura apresenta projeto de Assistência Social em encontro de Profissionais de Saúde

´´Que este projeto possa trazer muitos benefícios e melhorar a qualidade de vida da comunidade indígena no município´´. Estas foram as palavras da Dra. Luzia Pasolini na abertura do 1º Encontro de Profissionais de Saúde e as Práticas Integrativas e Complementares (PIC) integradas à Saúde Indígena no ES, organizado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Aracruz que acontece hoje (06), no auditório da faculdade Casa do Estudante. O encontro conta com palestras sobre acupuntura, homeopatia, odontologia, medicina e farmácia.
O “Projeto de Assistência Social em Saúde” é uma parceria entre a Prefeitura de Aracruz e Secretaria Estadual de Saúde com o apoio da Ufes, Funasa e Emescam e vai atender a todos das comunidades indígenas, com uma mescla de atendimento médico regular e medicina complementar, como homeopatia e acupuntura. A Ouvidora Municipal, Ilza Fernandes, falou sobre os benefícios que o projeto trará para saúde em Aracruz. “É muito bom ver estes profissionais buscando novas maneiras para melhorar a qualidade de vida da população oferecendo outras alternativas para prevenção e cura de doenças. Vocês são responsáveis por cuidar da saúde de nossa comunidade, por isso aproveitem bem estas palestras”.
O projeto será implantado como experimental em maio desse ano e terá duração de um ano. Os responsáveis vão instalar um Polo Base, que é uma unidade de atendimento equipada, na aldeia de Pau-Brasil para receber membros de todas as comunidades indígenas do município. O complemento médico vai ser realizado a partir do SUS de Aracruz e pretende trabalhar com periodicidade mensal, com custo total previsto em R$ 24.702. Segundo a Dra. Luzia Pasolini, com as práticas complementares o tratamento ganha mais efetividade porque integram a consulta clínica regular e compõem atendimento completo. “O atendimento mais humanizado da homeopatia tranquiliza o paciente e barateia o custo com remédios”.
O Vice-prefeito, Jones Cavaglieri, ressaltou a preocupação da administração na melhoria constante na área da saúde. “A Prefeitura de Aracruz tem como base cuidar das pessoas. Visamos o bem estar do ser humano. Buscamos oferecer uma saúde de qualidade para a população, por isso peço a vocês que trabalhem com dedicação e carinho para cuidar das pessoas que necessitam”. Cavaglieri também falou sobre a importância das parcerias. “Temos que unir forças para obter bons resultados”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Giacomin - Tel: 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)