Pólo UAB Aracruz disponibiliza vagas para VII Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte

O Pólo UAB de Aracruz em parceria com departamento de Artes da UFES vai disponibilizar 40 vagas para o VIII Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte e do III Encontro do Pólo Arte na Escola. O Seminário irá acontecer dos dias 23 a 26 de junho no Pólo UAB Aracruz, por meio de videoconferência. Das 40 vagas disponíveis, 25 são para os alunos do Curso de Artes do Pólo UAB, 05 para professores de municípios vizinhos e 15 para os professores da rede municipal e estadual de ensino do município. Das 15 vagas para professores de Aracruz, 10 são para professores de artes e 05 para professores de outras disciplinas.
No Seminário que irá abordar o tema “Espaços de formação e práticas docentes em arte” serão realizadas duas oficinas divididas para os 40 participantes. As inscrições para as oficinas podem ser feitas a partir de amanhã (29) no Pólo UAB Aracruz até o dia 08 de maio, das 8h às 22h por ordem de chegada. As oficinas irão trabalhar as narrativas visuais da cidade e da natureza. Mais informações no site: www.poloartenaescola.com.br
Oficinas:
Narrativas visuais da cidade
A oficina tem como base o projeto “Lugar”, uma ação urbana criada por Tom Lisboa e que teve início em outubro de 2008, em Tóquio. É uma espécie de jogo, orientado por um conjunto de regras. O objetivo é "desenhar", caminhando, a letra L (de lugar) na planta de determinado espaço urbano e, ao mesmo tempo, desenvolver um ensaio fotográfico neste trajeto. A oficina terá três etapas: o registro fotográfico, a seleção e tratamento das imagens, e a apresentação do resultado final das narrativas visuais da cidade. Material necessário: uma câmara digital.
Narrativas visuais da natureza
Possibilitar aos participantes elaborar e organizar uma narrativa visual por meio da fotografia e interagir com o ambiente de forma criativa e crítica. A fotografia será a base para a constituição da narrativa por ser um meio acessível e rápido de inserir os conceitos de plano, enquadramento e roteiro e, por isso, o mais adequado ao tempo disponível na oficina. A partir de um passeio com os participantes nos parques da cidade, será feita a proposta de captação de fotografias por meio digital (celular, MP4, câmera digital etc) com um objetivo específico: contar uma história por meio da fotografia. Serão selecionadas para a elaboração da história no mínimo 5 e no máximo 10 fotografias. Durante a captação no local o facilitador da oficina dará noções básicas do plano fotográfico como elemento de narrativa, além de noções de espacialidade e de continuidade da narrativa. O material escolhido pela turma será "montado" em programa simples como power point, onde poderão ser inseridos sons e letreiros. Material necessário: uma câmara digital.
NFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Giacomin - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Festa da Grande Bela Vista acontece de 20 a 22 de junho
- SUAS: Aracruz avança na transformação digital com novo Sistema de Gestão
- Prefeitura inicia a semana com mais de 700 oportunidades de emprego: destaque para área industrial
- Educação: Família na escola reuniu pais e alunos em passeio ciclístico
- Polo UAB de Aracruz anuncia 20 vagas para curso técnico de Planejamento e Controle da Produção (EaD)
- Prefeitura de Aracruz irá realizar consulta pública sobre diagnóstico do Projeto Orla
- Saúde publica 3ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: 75ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Obra que integra sistema de esgotamento na região da Praça da Paz inicia nos próximos dias
- Cerimônia marca o lançamento do Programa Escola Saudável na Rede Municipal de Ensino