Defesa Civil e Secretaria de Desenvolvimento Social de Aracruz ajudam famílias atingidas pela chuva
O aumento considerável da quantidade de chuvas no céu aracruzense na madrugada de ontem (07), casou inundações e enxurradas em várias residências nos bairros de Fátima, Morobá, Clemente e Guanabara. As famílias afetadas nestas localidades perderam praticamente todos os seus bens materiais (geladeira, fogão, camas, guarda-roupas, entre outros). A Defesa Civil informa que faz o registro dos casos, além do levantamento das famílias afetadas. Parte da pavimentação asfáltica da Av. Castelo Branco foi danificada e a Secretaria de Infraestrutura e Transporte (Semit) trabalha para que o fluxo de carros na região não fique prejudicado.
A Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds), já providenciou doação às famílias mais carentes de cada localidade. Foram entregues colchões e cestas básicas. Algumas famílias vítimas da chuva foram para casas de parentes alertas a novos temporais. De acordo com o Coordenador da Defesa Civil, Daniel Rocha, algumas dessas famílias moram em casas alugadas, que só sofreram alagamento porque estão abaixo do nível da rua e a área não possui escoamento para drenagem. Segundo, Rocha, em caso de novas inundações ou enxurradas, será necessário alojar os atingidos em obras públicas, como escolas, praças, clubes, associações e unidades de saúde.
Para a Secretária de Desenvolvimento Social, Mayone da Rós, o município precisa criar uma Comissão Permanente de Emergência e Calamidade, composta pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Habitação, Infraestrutura e Transporte, Defesa Civil e Saúde. “Estamos passando por situações típicas dos grandes centros urbanos, por isso, há uma grande necessidade que essa comissão seja criada, instituída pela prefeitura e diretamente ligada à Secretaria de Gabinete para que as ações se façam conjuntas e não apenas pontuais, prontas para acionamento assim que necessário”, finalizou. A Semds vai fazer uma parceria com o grupo de escoteiros de Aracruz para realizar uma campanha de arrecadação em favor das famílias atingidas na noite passada. A secretária disse ainda que existe a possibilidade de novas ocorrências nos próximos dias, em virtude do aumento do volume de chuvas na região.
A orientação da Defesa Civil é para que famílias residentes nas áreas vulneráveis, como locais próximos a encostas e propícios a enchentes, fiquem atentas e procurem abrigo seguro, caso seja notado algum indício de temporal. Em situação de emergência o contato pode ser feito com a Defesa Civil, pelo telefone: 3296-4044 (ou 3256-7426 se for à noite ou fim de semana).
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento