Empresa de consultoria ambiental discute impactos de pesquisa sísmica na costa capixaba com equipe da Semam

Para orientar os pescadores de Aracruz sobre o perigo de pescar em mar aberto é que dois profissionais da empresa de consultoria ambiental Ecology Brasil se reuniram com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, na manhã dessa terça-feira (07), na prefeitura. O encontro veio avisar sobre o trabalho de pesquisa sísmica que está em execução a aproximadamente 65km da orla do município e que pode provocar acidentes envolvendo as pequenas embarcações pesqueiras, além de uma série de consequências para o ecossistema marinho.
Em processo constante de licenciamento ambiental, a empresa canadense WesternGeco Serviços de Sísmica Ltda agora realiza na costa norte capixaba o estudo marítimo por meio de sonares para identificar as áreas propícias para extração de petróleo e gás natural. Uma bióloga e um designer conversaram sobre os impactos ambientais do empreendimento e explicaram as interferências potenciais, como poluição por lançamento de resíduos no mar, alteração do comportamento da fauna marinha, interferência na pesca e derramamento de óleo diesel. Os profissionais mostraram as contrapartidas para equilibrar cada consequência nociva para o mar e exemplificaram a vigilância constante de cada modificação na região da Bacia do Espírito Santo e a educação ambiental dos trabalhadores envolvidos na atividade poluidora.
O trabalho de redução dos impactos dessa pesquisa sísmica é previsto pelo IBAMA, que orientou a implementação desses projetos ambientais.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz - Rodrigo Bernardo - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rodrigovincit@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Festa da Grande Bela Vista acontece de 20 a 22 de junho
- SUAS: Aracruz avança na transformação digital com novo Sistema de Gestão
- Prefeitura inicia a semana com mais de 700 oportunidades de emprego: destaque para área industrial
- Educação: Família na escola reuniu pais e alunos em passeio ciclístico
- Polo UAB de Aracruz anuncia 20 vagas para curso técnico de Planejamento e Controle da Produção (EaD)
- Prefeitura de Aracruz irá realizar consulta pública sobre diagnóstico do Projeto Orla
- Saúde publica 3ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: 75ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Obra que integra sistema de esgotamento na região da Praça da Paz inicia nos próximos dias
- Cerimônia marca o lançamento do Programa Escola Saudável na Rede Municipal de Ensino