SAÚDE - Secretaria de Saúde capacita agentes comunitários em Aracruz
Começou hoje (29/04), no Polo UAB, a Formação Inicial de Agentes Comunitários de Saúde do Espírito Santo para 30 profissionais de Aracruz. Os encontros seguem até o mês de agosto e tem por objetivo aprimorar os trabalhos que os agentes realizam nas residências e capacitá-los para que o município alcance as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Governo Estadual. O curso é uma parceria entre a Secretaria de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Aracruz, por meio da Coordenação do Programa de Saúde da Família, e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP).
A secretária de Saúde, Nalva Bernadete Barros de Amorim, esteve na aula inaugural e informou que “o agente comunitário de saúde é o elo entre a comunidade e a unidade de saúde, por isso, é preciso conscientizar-se de sua responsabilidade, conhecendo a realidade de cada família e, também, ajudar o município a atingir metas, porque estamos com uma deficiência muito grande no número de visitas domiciliares e no cadastramento de novas famílias”, disse a secretária, lembrando que, com a informatização do sistema de saúde, os próprios agentes vão alimentar o sistema com informações sobre o acompanhamento das famílias. O subsecretário de Saúde, Anderson de Paula Santos Pereira e a coordenadora do Programa de Saúde da Família (PSF), Sostênia Serafim Souza, também estiveram no encontro.
Os temas abordados hoje foram “Processo Saúde Doença” e “Políticas Públicas de Saúde”. A capacitação será dividida em duas etapas: concentração, que consiste nas aulas teóricas, e a roda de dispersão, momento em que os agentes vão aplicar o que aprenderam na prática, dentro das unidades de saúde do município. Dentre os temas a serem discutidos estão: princípios e diretrizes do SUS; níveis de Atenção à Saúde; visitas domiciliares; conhecendo o perfil epidemiológico da comunidade; compreendendo o PACS e a ESF; discutindo o papel do ACS e a ESF; fortalecer o trabalho em equipe; vivenciando conflitos e construindo conceito de território.
O curso é ministrado pelas enfermeiras da Estratégia de Saúde da Família, Juliana Demuner Cardoso, Leilane Botan Bosi e Sheila da Penha Moraes que foram treinadas pela ESESP, que também forneceu material didático. Em contrapartida, o município dispõe dos profissionais, estrutura física, transporte e alimentação para agentes.
Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
vcamargo@aracruz.es.gov.br
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Valda Ravani
vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo