EDUCAÇÃO - Professores do 5º ano da rede municipal de Aracruz irão participar do Concurso Nacional do JornalECO
O “Ano Internacional da Cooperação pela Água”, tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013, inspirou a equipe do JornalEco – publicação de educação ambiental da Fibria Celulose S.A – a promover um concurso para professores do 5º ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais dos estados da Bahia, Espírito Santo (Aracruz e Conceição da Barra), Mato Grosso do Sul e São Paulo.
O concurso, que evidencia a experiência pedagógica, neste ano abordará assuntos relacionados ao uso da água na escola e na comunidade, vindo justamente ao encontro do tema proposto pela ONU. O concurso será dividido em etapas que serão divulgadas e relembradas nas edições do “JornalEco do Professor”, que é uma publicação complementar distribuída aos educadores com sugestões de atividades e conteúdos complementares ao tema central.
Os professores terão um prazo de cinco meses - maio a outubro - para a execução do projeto, que é desenvolvido pelas escolas, possibilitando a aquisição de conhecimentos para promover uma maior compreensão sobre a água na escola e comunidade, além de trazer habilidades para identificar e resolver problemas socioambientais e motivar ações positivas para o ambiente. Os interessados devem inscrever seus pré-projetos sobre o tema até dia 15 de maio. Já a inscrição poderá ser feita no site do JornalEco - http://concursos.turmadoleleco.com.br/firstPhase -, até a próxima terça-feira (30/04), conforme formulário de inscrição.
Os trabalhos serão pré-selecionados pela comissão e os professores serão informados, por e-mail, se continuam na segunda fase. Nesta etapa, os participantes deverão desenvolver alguma experiência pedagógica relacionada ao ano comemorativo da ONU em sua escola, conforme estabelecido no edital, que também orienta em relação aos critérios de pontuação e premiação.
Para o secretário de Educação, da Prefeitura de Aracruz, Saulo Meilleres, esse concurso tem o objetivo de estimular os professores para aprimorá-los ao conhecimento ambiental e assim repassar o assunto para seus alunos que, consequentemente, levarão o tema para suas casas e famílias. O secretário também acredita que a questão da educação ambiental remete a um outro tema bastante comentado nos dias de hoje e que também é de extrema importância: a sustentabilidade. “A educação tem a prerrogativa de conscientizar e informar, além de gerar credibilidade. O fato de Aracruz participar deste concurso mostra o reconhecimento que nosso município tem perante a Fibria, uma empresa séria, que contribui na divulgação de informações de cunho ambiental”, comenta.
O JornalEco Trata-se de uma publicação bimestral de Educação Ambiental da Fibria, distribuído gratuitamente para escolas de ensino fundamental da rede municipal nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso do Sul. O JornalEco do Professor é uma publicação complementar distribuída aos educadores com sugestões de atividades e conteúdos complementares ao tema central do jornal. Juntamente com a Fibria, a equipe do JornalEco busca a sensibilização das pessoas para que tenham uma postura sustentável, contribuindo para a conservação do meio ambiente.
Mais informações:
Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
vcamargo@aracruz.es.gov.br
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo