MEIO AMBIENTE - Aracruz realiza diagnóstico rápido e participativo para catadores de caranguejo

Ontem (23/04), a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de Aracruz, se reuniu com os representantes dos catadores de caranguejo, inclusive das comunidades indígenas, para fazer o Diagnóstico Rápido e Participativo (DRP), que estabelece critérios para o recadastramento dos catadores de Aracruz. O encontro, que reuniu mais de 35 pessoas, aconteceu no Polo de Educação Ambiental “Schananda da Silveira Soeiro”, que fica na Unidade de Conservação Parque Natural Municipal do Aricanga.
O recadastramento será realizado junto a Semam, que subsidiará aos catadores cestas básicas durante o período do defeso, já que é proibida por lei a cata dos crustáceos. O diagnóstico foi elaborado de acordo com as atividades realizadas durante o encontro e, vai gerar, posteriormente, um relatório que dará base aos demais estudos sobre o uso, exploração e preservação do manguezal.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Aladim Fernando Cerqueira “é preciso integrar a população de catadores de caranguejo dentro da política de preservação da Reserva Ecológica dos Manguezais Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim.” Antes de fazer o Diagnóstico Rápido e Participativo (DRP), aplicado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), outras reuniões foram realizadas com os representantes dos catadores de caranguejo para discutir diversas temáticas.
Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
vcamargo@aracruz.es.gov.br
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Valda Ravani
vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Famílias rurais ganham mais segurança com nova barragem em Guaraná
- Aracruz realiza 15ª Conferência Municipal de Assistência Social com diálogo e compromisso com os direitos sociais
- Aracruz recebe etapa decisiva do Campeonato Brasileiro de Enduro com destaques do município
- Expo Aracruz: Prefeitura publica o Informativo 004 que altera o cronograma de datas
- Educação realiza visita técnica nas cidades de Campinas e Porangaba para conhecer plataforma de gestão do transporte escolar
- Horário estendido amplia acesso a atendimentos odontológicos no Complexo de Saúde
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a junho
- Conferência das Cidades de Aracruz é validada pelo Estado e avança para etapa estadual
- Procuradoria-Geral inicia contato direto com cidadão para negociar débitos municipais
- Expo Aracruz 2025: Prepare o chapéu, a bota e a fivela e venha viver uma experiência incrível que prefeitura preparou para você