Secretaria de Desenvolvimento Social participa da 1ª Reunião do Polo 3 - Região da Metropolitana
Os gestores municipais da Assistência Social que integram o Polo da Região Metropolitana - formado pelas cidades de Aracruz, Cariacica, Fundão, Guarapari, Ibiraçu, João Neiva, Viana, Vila Velha, Vitória e Serra - participaram nesta sexta-feira (22/03), no Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) em Aracruz, da 1ª reunião do ano de 2013.
Esse encontro acontece mensalmente, paralelamente às reuniões do Colegiado dos Gestores Municipais de Assistência Social do Espírito Santo (COGEMASES), onde discute-se a realidade da assistência social de todo o estado.
O município de Aracruz estava representado pela secretária de Desenvolvimento Social, Naciene Luzia Modenesi Vicente, e pela assistente social da SEMDS, Maria de Fátima. Naciene pontuou a importância desses encontros como espaços onde os gestores trocam informações e experiências para o aprimoramento de suas ações. A secretária falou ainda sobre a realidade da assistência social do município. “Nós temos, por exemplo, programas de assistência social que têm que ser levados ao conhecimento dos munícipes. Muitos não conhecem seus direitos e é nosso dever ofertar e divulgar os serviços.”
A coordenadora do polo da metropolitana e secretária de Desenvolvimento Social da prefeitura de Guarapari, Maria Helena Netto, comentou sobre a atual realidade em que se encontra os assistentes sociais. “Hoje o assistente social e o serviço social tem que tomar muito cuidado para não cair na degradação. Vejo muitos profissionais que saem das faculdades sem maturidade, o que é muito prejudicial. Temos várias cidades por exemplo que ainda encontram dificuldades para entender o que é SUAS – Sistema Único de Assistência Social. Este é um assunto que precisa e muito ser debatido”, analisa.
Maria Helena disse ainda que essa primeira reunião serviu também para conhecer os novos representantes da assistência social do polo 3 que antes não participaram dos encontros em função da mudança de governo, além de poder trocar experiências, propor a discussão das portarias e o encaminhamento da política do SUAS. “Eu que estou na assistência social há muito tempo vejo que é um momento de ajudar todos que estão chegando, expondo por exemplo todos os problemas que eles enfrentam”, ressaltou.
A reunião priorizou a discussão da assistência social como política pública e a importância da efetivação do Sistema Único de Assistência Social ( SUAS). No término dos trabalhos a secretária de Desenvolvimento Social de Aracruz foi indicada como coordenadora do Polo 3.
Mais informações:
Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
vcamargo@aracruz.es.gov.br
Assessor de imprensa
Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo