Prefeitura realiza 1º Encontro de Formação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), irá realizar neste sábado (09/03), a partir das 8h, na escola municipal Placidino Passos, o 1º Encontro de Formação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Trata-se do maior programa de alfabetização do Governo Federal em parceria com os municípios. No Espírito Santo todas as 78 cidades aderiram a este pacto.
O PNAIC assegura que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Ele foi lançado em novembro do ano passado pela presidenta Dilma Rousseff e está em sintonia com a meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE).
A subsecretária de Educação, Acácia Gleci Amaral, comentou sobre a participação dos professores e diretores neste programa. “Todos os professores que participarem do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, cadastrados no Censo Escolar 2012, receberão uma bolsa como incentivo para estudo no valor de 200 reais. O programa prevê ainda a entrega de materiais didáticos específicos para a alfabetização, livros, jogos pedagógicos, obras literárias e de pesquisa, obras de apoio pedagógico, além de tecnologias educacionais de apoio à alfabetização”.
A pedagoga Raldinéia Marim Sarmenghi, coordenadora municipal do PNAIC, ressaltou que a formação visa garantir os direitos de aprendizagem dos alunos. “Serão sete orientadoras que irão formar aproximadamente 160 professores beneficiando cerca de 3.900 alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental. Além disso, a Semed oportunizou a participação dos pedagogos que trabalham nos anos iniciais. "
O secretário Saulo Meirelles falou sobre a importância deste programa do Governo Federal. “Este é um grande momento para a qualidade do ensino que vai refletir diretamente na alfabetização dos nossos alunos. Esperamos alcançar os resultados almejados que é garantir que todas as crianças estejam alfabetizados até os oito anos de idade. A adesão das escolas municipais e dos professores foi muito grande”.
O encontro que tem como público alvo professores alfabetizadores da rede municipal, contará com a presença do secretário de Educação Saulo Meirelles, subsecretária Acácia Amaral e autoridades do município.
Mais informações:
Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
Assessor de imprensa
Renato Lana
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa
- Mais saúde e proteção: vacinação contra a gripe já começou nas escolas da rede municipal
- Dia do Gari: os heróis silenciosos das nossas cidades
- Lar da Esperança: lugar com a missão de reconstruir vidas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025
- Processo Seletivo Simplificado nº 005/2023: Educação divulga a 7ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada