Programa de Educação Ambiental da Fibria apresenta resultados de ações realizadas em escolas de Aracruz

O Programa de Educação Ambiental (PEA) da Fibria, em Aracruz, realizado em parceria com a Fundação Espaço ECO® (FEE®) e a Prefeitura de Aracruz, encerra suas atividades em 2012 com a apresentação no dia 15 de dezembro, das 9h às 12h na escola Caboclo Bernardo, dos resultados de ações realizadas com a comunidade escolar de cinco bairros da cidade: Vila do Riacho, Barra do Riacho, Barra do Sahy, Centro e Coqueiral.
O PEA consiste na formação de ecoagentes, pessoas da comunidade que tratam voluntariamente junto à empresa os diversos temas ambientais de interesse dos municípios de influência das unidades da Fibria. Em Aracruz, o programa atua por meio de três frentes: comunidade escolar, engajamento comunitário e trabalhos internos com colaboradores e prestadores de serviços/produtos. “Com esse programa, não queremos beneficiar apenas o nosso público interno, mas toda a comunidade envolvida com o nosso trabalho”, afirma João Lages Neto, especialista em Meio Ambiente Industrial da Fibria.
Na frente “comunidade escolar”, foi realizado o curso “Formação Continuada em Educação Ambiental e Sustentabilidade”, direcionado para professores. Desenvolvido para aplicação em escolas, por meio de dinâmicas que envolveram teoria e prática, o curso visa a atualização dos participantes sobre conceitos como Resíduos Sólidos, Ecoeficiência e Educação Ambiental. Ao todo, 46 professores participaram das atividades ao longo de 2012. Entre as ações práticas realizadas ao longo do módulo presencial, que aconteceu em uma das escolas participantes, destacam-se: adequação de lixeiras para a prática de coleta seletiva; criação de horta suspensa com o plantio de espécies utilizadas na culinária e construção de cercas vivas.
Para a secretária de Educação de Aracruz, Ilza Rodrigues, a capacitação dos professores neste curso os qualifica ainda mais para tratar com os alunos questões socioambientais e de sustentabilidade, além de fortalecer a participação da comunidade no processo educativo. “A escola, por ser um ambiente educador por essência, exerce uma função fundamental para a formação de cidadãos. Ao optarmos por implementar uma filosofia gerencial como a Ecoeficiência estimulamos nas pessoas a mudança de comportamento no seu dia a dia. Além disso, possibilita que conceitos sobre sustentabilidade sejam vivenciados por todos os alunos e colaboradores, se tornando um ponto irradiador de boas práticas socioambientais.”
Após a realização dos cursos, os professores desenvolveram atividades para a aplicação desses conceitos em nove escolas da região com mais de 270 envolvidos entre alunos, funcionários e comunidade. As escolas que inscreveram seus projetos receberam apoio técnico e pedagógico do PEA. Os resultados que serão apresentados no evento do dia 15 são fruto dos trabalhos com os alunos ao longo do segundo semestre de 2012. Entre eles estão projetos de confecção de sabão, a partir de óleo de cozinha usado, artesanato com resíduos sólidos, composteiras para destinação de resíduo orgânico, hortas e confecção de “pufes” feitos com garrafas PET.
“Por meio de ações participativas é possível alcançar uma mudança de comportamento e realidade nas pessoas. Essas atividades colaboraram para isso e essa é uma das nossas metas”, finaliza Fernando Feitoza, gerente de Educação para Sustentabilidade da Fundação Espaço ECO®.
Serviço:
Apresentação dos resultados do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Fibria
Quando: 15/12, das 9h às 12h
Onde: Escola Estadual Caboclo Bernardo – Rua Professor Aparício Alvarenga, nº 145. Barra do Riacho/ Aracruz (ES)
Assessoria Fibria:
Pauta 6 Comunicação
Sandra Cola / Luiza Ferri
Tel.: +55 27 3235 6999
rgomes@pauta6.com.br
smwcola@pauta6.com.br
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade