Secretaria de Educação promove nesta quinta-feira (13/12) uma noite de Talentos Musicais

A Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz promove uma noite de Talentos Musicais nesta quinta-feira, 13 de dezembro, a partir das 19h, no plenário da Câmara Municipal. O evento visa demonstrar a comunidade aracruzense um pouco do êxito obtido pelos alunos dentro do projeto de “Educação Musical” realizado pelo Setor de Educação Integrada da Semed, e também, apresentar os talentos revelados nas oficinas de violino e teclado.
Durante o encontro serão feitas apresentações de violino, teclado, violão, canto, coral e solo, que prometem emocionar os presentes. Segundo a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, a música é uma poderosa aliada educacional e um estímulo para o aprendizado. “A música é um elemento presente na vida de todo ser humano. Desempenha um importante papel na vida da criança, pois desenvolve a criatividade, autoestima, autodisciplina, desperta as emoções, a consciência rítmica e estética e por fim proporciona sentimentos e contribui para a formação do caráter. Por isso, temos como foco investir cada vez mais na educação musical de nossos educandos.”
Ainda segundo Rodrigues, algumas escolas do município tem investido na música como aliada no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. “Este investimento acontece com o recurso repassado às escolas, por meio do Programa Escolas em Rede e tem apresentado resultado significativo tanto na melhora da autoestima quanto no desenvolvimento das habilidades musicais”, contou.
A professora Lucylene Ribeiro Graça, da oficina de violino, explica que a música é uma ferramenta simples, porém muito poderosa e destaca ainda a importância da inserção de atividades lúdicas no ambiente escolar. “Não há barreiras para o aprendizado, independentemente da condição social de cada um. Durante as aulas, os alunos trocam experiências, fato que facilita o aprendizado entre eles. A participação ativa dinamiza ainda mais as aulas”, finalizou a professora.
Para uma das integrantes do “Educação Musical”, Byanka Nossa, a música também é capaz de colaborar para evolução intelectual. “A música e os seus ritmos trabalham habilidades indispensáveis para a formação de um bom profissional. Além de ser uma atividade muito saudável, capaz de nos mostrar um mundo diferente, mais alegre. Quando toco violino, sinto que exercito minha atenção, concentração, memória e coordenação motora. Sei que para ser uma boa violinista é preciso ter dedicação”, frisou a estudante.
Saiba como é o projeto de “Educação Musical”
A Secretaria de Educação (Semed) desenvolve o projeto “Educação Musical” com oficinas de violino e teclado para alunos da rede pública desde 2005. Para intensificar e atender um maior número de alunos, em 2007, foi firmada uma parceria com a empresa Arcos Brasil, localizada em Guaraná, que fabrica arcos de violino. Nesta parceria a empresa disponibiliza 15 violinos e se responsabiliza pela sua manutenção e reposição.
A oficina de violino acontece na sede do município na EMEF “Placidino Passos” e em Guaraná no Museu Italiano. As aulas são ministradas pela professora Lucylene Ribeiro Graça e Filipe Santuzzi Alves. Já as aulas de teclado acontecem somente na escola “Placidino Passos” e são ministradas pela professora Lenide Batista Ribeiro Xavier e pelo professor Aurimar Cardoso. O “Educação Musical” acontece duas vezes por semana, com aulas teóricas e instrumentais de 60 minutos.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade