Cerimônia de Certificação dos Concludentes do Proeja 2012 acontece nesta sexta-feira (14)

Nesta sexta-feira (14), a partir das 19h30, a Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz realiza a Cerimônia de Certificação dos Concludentes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), serão aproximadamente 150 alunos certificados pelo Programa. O evento acontece na quadra poliesportiva da escola “Placidino Passos” (Polivalente), com a presença de autoridades municipais e familiares, que vão prestigiar os alunos que irão receber a declaração de conclusão do Ensino Fundamental.
A secretária de Educação, Ilza Rodrigues, destaca a importância do programa. “O Proeja é responsável por oportunizar jovens e adultos a escolarização e/ou a complementação dos estudos, na etapa do Ensino Fundamental, possibilitando o desenvolvimento de suas potencialidades e oferecendo condições para a aquisição de habilidades e conhecimentos necessários ao exercício consciente da cidadania”.
Segundo a diretora do CEMJA, Eliane Balbi Rampineli, a relevância do Proeja está em oportunizar ao cidadão aracruzense melhores condições de trabalho e de vida. “A educação nessa modalidade de ensino, possibilita acesso a escolarização às pessoas que não puderam concluir seus estudos na idade regular, além de oferecer plena participação da cidadania na sociedade ao qual está inserido”.
Para a aluna, Isaura Barbosa Xavier (62), a certificação do Proeja é a concretização de um sonho. “Este momento de conclusão do curso representa um sonho que a princípio parecia impossível. Um motivo de muita alegria. Mesmo com todas as dificuldades associadas ao cansaço e após longa jornada de trabalho. É a realização de algo há muito esperado”, disse. Xavier irá fazer uma breve declaração aos colegas concludentes durante a solenidade de formatura.
CONHEÇA A HISTÓRIA DO CEMJA
A partir do ano letivo de 2009, a Semed adotou uma nova modalidade de trabalho, ao criar o Centro de Educação Municipal de Jovens e Adultos (CEMJA) que recebeu o nome da Professora Maria José Guidetti Rocha e funciona no mesmo prédio da EMEF “Placidino Passos” (Polivalente). Antes do CEMJA o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) funcionava no município de forma descentralizada, com cada unidade de ensino desenvolvendo o seu Programa.
A Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz já estuda a possibilidade de ofertar, em 2013, o Proeja no período diurno e não apenas no noturno como tem sido nos anos anteriores. No ano passado, 150 alunos do programa receberam a declaração de conclusão do Ensino Fundamental.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada
- Educação que acolhe e transforma: Salas de Recurso Multifuncional ampliam atendimento inclusivo e humanizado
- Setor de Educação Especial Inclusiva realiza formação na área da Deficiência Visual e Auditiva
- Futsal feminino do CMEBTI Esther Nascimento dos Santos é campeão do JEES e representará Aracruz no Estadual
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação