Escola do Itaputera realiza projeto “Identidade de Aracruz: nossas raízes”
A EMEF “Eurípedes Nunes Loureiro”, do bairro Itaputera, promoveu na última sexta-feira (23/11), o projeto “Identidade de Aracruz: nossas raízes”, que tem como objetivo reconhecer e valorizar as contribuições do negro, do índio e do branco na formação étnica, cultural e econômica do povo aracruzense. O projeto começou em 2010 com o nome “BrasileirÁfrica”, teve a segunda edição com o mesmo nome no ano passado, e este ano, passou a se chamar “Identidade de Aracruz: nossas raízes”.
O encontro aconteceu nas dependências da escola e contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas, entre alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e seus familiares, professores, funcionários da escola e representantes das comunidades dos bairros Itaputera, Santa Luzia, Nova Esperança e Nova Conquista. Cerca de 300 alunos do 1º ao 9º ano, dos turnos matutino e vespertino, sob a orientação dos profissionais da educação, estiveram envolvidos diretamente com a realização do evento.
Durante o encontro foram feitas apresentações de teatro, músicas, coreografias, encenação do Hino Municipal de Aracruz, dança indígena e outras, desfile de roupas típicas (africanas, indígenas e europeias), culinária, recital de poemas sobre Aracruz, e encenação da peça teatral do Cordel “O Boi Encantado”.
Segundo a pedagoga, Eni Martins de Araújo Del Pupo, a escola vem assumindo o compromisso de inserir em seu currículo, estudos e atividades que estimulem a formação de valores, hábitos e comportamentos éticos que respeitem as diferenças e as características próprias de grupos e minorias. “Não podemos negligenciar as contribuições culturais das etnias que ajudaram na formação do povo aracruzense, daí a importância do projeto 'Identidade de Aracruz: nossas raízes'. Essas contribuições estão presentes na culinária, na música, nas festas, na religiosidade, nos aspectos físicos e no vocabulário. Isso significa, formar cidadãos capazes de respeitar as diferenças de forma consciente, evitando o preconceito e o racismo.”
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo