Secretaria de Planejamento Estratégico apresenta o “Sistema de Informações Georrefenciadas”

A prefeitura de Aracruz, por meio da secretaria de Planejamento Estratégico (Sempe), já disponibiliza para o cidadão aracruzense o “Sistema de Informações Georreferenciadas” (SIMGEO). Trata-se de um programa desenvolvido pela equipe técnica do setor de georreferenciamento que é vinculada à Sempe, onde, podem ser consultadas as leis de logradouro do município de Aracruz.
Este trabalho foi realizado com o intuito de proporcionar ao município condições de prestar um melhor serviço às pessoas em função dos problemas que são causados pelo surgimento de loteamentos irregulares e sem projetos, como por exemplo, as dificuldades na entrega de correspondência/encomenda e o acesso às ruas e números dos imóveis padronizados e legalizados.
Esses benefícios também são destinados aos logradouros públicos que encontram-se sem denominação, por meio de uma solicitação que é encaminhada por moradores ou representantes de bairros, com a indicação das ruas desejadas ou a sugestão de nomes para a mesma, o que deve ser encaminhado através de ofício à Câmara municipal.
Essa pesquisa já está disponível há aproximadamente 6 semanas, sendo que anteriormente o cidadão encontrava muita dificuldade pelo fato de toda a informação que ele achava necessária, se encontrar apenas em um aglomerado de papéis, o que tornava a pesquisa muito penosa. Outra forma de se fazer essa pesquisa era através de uma consulta no site da Câmara municipal, o que também não atendia de forma satisfatória por não possuir todos os arquivos.
O secretario de Planejamento Estratégico, Jerisnaldo Lopes, comentou sobre a importância do programa SIMGEO. “Com esse programa, toda a pesquisa realizada é feita em um tempo muito superior ao realizado pelo levantamento manual ou pelo site da Câmara, além de ser mais completo e fiel. O cidadão poderá recorrer, por meio de solicitação, sobre os destinos de seu logradouro, por exemplo".
Hoje, com esse sistema, que contou com um levantamento de dados feito durante três meses, todos os arquivos se encontram digitalizados além das leis de logradouros que foram implantadas. Se o cidadão possuir algum débito com relação ao seu IPTU, por exemplo, ele pode vir até a prefeitura e solicitar o servidor através de seus dados.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Renato Lana – Tel: (27) 3296-4507 / (27) 8102-0965 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Desenvolvimento Social: Chamada Emergencial do Processo Seletivo n.º 001/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 87ª Chamada
- Aracruz sedia o Encontro do Núcleo Regional do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Nupaes) e Sistemática de Acompanhamento e Avaliação de Resultados (SAAR N3)
- Semana em Comemoração à Pessoa Idosa tem início com celebração de vida, sabedoria e respeito
- Agenda Festiva: Final de semana de festa em Barra do Riacho e Jacupemba
- Secretaria de Gestão oferece nova etapa de cursos, na modalidade on-line, para servidores
- Prefeitura reforça importância da LGPD em palestra para servidores
- Prefeitura firma contrato com o Senai e amplia oportunidades de qualificação em Aracruz
- Meio Ambiente promove capacitação de catadores de caranguejo do projeto Vida no Mangue
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária