Jovens de Aracruz prestam juramento à bandeira

Cerca de 500 jovens de Aracruz receberam o certificado de dispensa de incorporação militar na cerimônia de Juramento à Bandeira ocorrida na quadra poliesportiva da EMEF “Placidino Passos”, na manhã da última sexta-feira (19/10). O evento, de importância cívica e patriótica, é realizado todos os anos e reúne os jovens aracruzenses que fizeram o alistamento militar e estão dispensados de prestar o serviço.
O secretário de Administração e Recursos Humanos, Rodolfo Reis Rosa, representando o prefeito Dr. Ademar Devens, ressaltou a importância dos jovens prestarem esse compromisso cívico com a nação. “A partir de agora vocês são cidadãos comprometidos para tornar nossa pátria um lugar melhor”, falou.
O ato de jurar a bandeira nacional faz parte somente do cerimonial das Forças Armadas do Brasil e trata-se de uma cerimônia durante a qual se jura, perante o estandarte nacional, lealdade e compromisso com a pátria mãe. O 1º Tenente Alan Mazuco, responsável por conduzir a cerimônia, destacou a importância da solenidade na qual o jovem se coloca à disposição da nação em casos de situações atípicas como calamidades e guerras.
Segundo ele, após o juramento, o jovem deve cumprir uma série de atribuições, mesmo tendo sido dispensado do serviço militar. Dentre as quais, ele destacou o respeito aos pais, aos professores, aos símbolos nacionais, além de estar sempre pronto para atender as pessoas que necessitam de socorro. “Tratam-se de valores cívicos que se aplicados farão da Pátria um local cada vez melhor”, comentou.
Na solenidade, todos os jovens dispensados do Serviço Militar se comprometeram em cumprir com as obrigações militares em caso de convocação de emergência. Além de ter efetuado o juramento à Bandeira Nacional, receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Marcelo Rebelo – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, mrebelo@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos