Serviço geológico do Brasil avalia áreas de risco em Aracruz

A cidade de Aracruz recebeu na quinta e sexta-feira da semana passada, dois profissionais do Serviço geológico do Brasil para fazer um levantamento sobre as possíveis áreas de risco do município. Essa avaliação servirá como um “pré-requisito” para a confecção de mapas de áreas de risco geológico de toda a cidade.
As áreas de riscos avaliadas são as de deslizamentos ou escorregamentos de solo além de inundação, estas, próximas de rios. Segundo o coordenador da Defesa Civil da Prefeitura de Aracruz, Daniel Rocha, essas áreas ficam mais expostas em épocas de chuvas, que ocorrem de novembro a março, além de junho e julho, apenas quando ocorrem chuvas acima do nível normal. Os bairros vistoriados pelos geólogos foram, Itaputera, Nova Esperança, Santa Luzia, Vila Rica e Limão, além das localidades Morro do Cruzeiro e Novo Irajá. Em todos os bairros e localidades as visitas constataram risco de deslizamento. Já no distrito de Guaraná foram avaliadas áreas de alagamento.
Além dos já vistoriados, os bairros Segatto, Bairro de Fátima, Clemente, Polivalente e Vila Nova, também passarão por avaliações dos geólogos para a confecção do mapa de áreas de risco.
Itens avaliados
Dentro de toda área que se encontra com possíveis riscos de escorregamentos ou alagamentos, foram observados itens como a altura dos morros, polígonos territoriais, estrutura das residências, destino das águas servidas, especificação do solo, além das contenções das casas nos morros. Este trabalho faz parte de um projeto do Governo Federal - Serviço Geológico do Brasil - que mapeará áreas de riscos em mais de 1.000 cidades de todo o país.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Renato Lana – Tel: (27) 3296-4507 / (27) 8102-0965 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana