Prefeitura de Aracruz atesta funcionalidade do sistema de videomonitoramento
Uma equipe da Prefeitura de Aracruz, composta por prefeito e membros do secretariado, visitaram o 5º Batalhão da Polícia Militar, no bairro de Fátima, na última sexta-feira, para conferir o funcionamento do sistema de videomonitoramento da cidade. O grupo do executivo municipal verificou de perto como é feito o trabalho dos agentes do sistema de segurança e que acompanham as imagens captadas pelas câmeras espalhadas no município.
Durante a visita, os agentes mostraram todos os lugares em que as 12 câmeras, tanto da sede quanto nos distritos, estão fixadas. Foram detalhados, inclusive, pontos comuns onde ocorrem problemas como tráfico de drogas, brigas e acidentes. De acordo com o agente Vanderson José Pereira, o município de Aracruz conta com esse sistema de proteção há três meses, sendo que, nesse período, já foram atendidas 35 ocorrências e realizadas cinco prisões, todas flagradas pelas câmeras que estão à disposição do cidadão 24 horas por dia.
De acordo com o prefeito, Dr. Ademar Devens, esse sistema permite a solução de diferentes problemas com uma agilidade muito maior, com possibilidade de acionar a polícia no instante em que acontece a ocorrência. “A polícia é acionada por exemplo, quando acontece a venda de drogas. Os agentes de segurança flagram até mesmo onde as drogas estão escondidas e avisam os policiais que vão ao lugar e fazem a apreensão. Ficou excelente”, afirmou.
Poder de “visão”
Todas as câmeras têm capacidade de captar imagens em 360º a uma grande distância com nitidez focal, capaz de captar ocorrências dentro de estabelecimentos comerciais, como os caixas, por exemplo. A velocidade de transmissão ocorre em tempo real. As imagens de interesse são gravadas e armazenadas em um disco rígido para pesquisa e averiguação posteriores. A prefeitura estuda a possibilidade de mais investimento nesse sistema de videomonitoramento, substituindo, por exemplo, duas câmeras de menor alcance por apenas uma, capaz de realizar um trabalho ainda mais eficiente.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Renato Lana – Tel: (27) 3296-4507 / (27) 8102-0965 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz é destaque nacional em projeto sobre adaptação às mudanças climáticas
- 15ª Chamada - Secretaria de Educação - Edital 002/2025
- Inscrições abertas para o Campeonato Municipal de Futebol Super Master 50 2026
- Cartilha Eleitoral 2026 é lançada e servidores recebem orientações sobre condutas eleitorais
- Aracruz fortalece práticas e constrói pertencimentos na Semana de Imersão da Diversidade e Inclusão
- Momento formativo destaca a legislação da Educação Inclusiva e fortalece a atuação dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
- Cras Itaputera é inaugurado e reforça o cuidado com as famílias da região
- Aracruz lança Corredor de Biodiversidade e reforça compromisso com o meio ambiente
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são contemplados durante visita ao Corredor de Biodiversidade
- Fórum Permanente de Educação Infantil fomenta o avanço das políticas públicas nesta etapa de ensino