Polícia Militar e Prefeitura de Aracruz realizam mais uma formatura do Proerd no município

Cerca de 100 alunos da EMEF “Zilca Nunes Vieira Bermudes” vão participar da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), que vai acontecer na quinta-feira, 26 de julho, às 19 horas, na quadra poliesportiva da escola. O evento é uma parceria entre o 5º Batalhão da Polícia Militar e a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação.
Durante três meses, os alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, dos turnos matutino e vespertino, participaram de uma aula semanal de 50 minutos, onde receberam noções de cidadania e valorização da vida, seguindo a cartilha didática do programa. Os alunos, ainda, participaram de aulas que tinham como base lições de conhecimentos básicos sobre drogas – lícitas e ilícitas – e violência. Segundo a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, “o programa é muito importante para que os jovens possam enfrentar de maneira mais segura e responsável os problemas com as drogas e violência. Além disso, soma e agrega valores aos trabalhos realizados pelo município nas escolas”.
De acordo com o soldado Gabriel Rangel, coordenador do Proerd no município, o problema relacionado às drogas vem incomodando o Brasil inteiro. “No dia a dia temos percebido que as drogas não acontecem de forma isolada, em determinado município, é uma realidade que preocupa todo o país. O nosso objetivo com o Proerd é fortalecer a educação por meio de conteúdos pedagógicos. É um trabalho preventivo e ao mesmo tempo educativo.”
Rangel disse também que “o nosso contato direto com os alunos propicia um trabalho mais interativo, uma vez que eles podem sanar dúvidas que por ventura tenham, e são orientados para que não caiam no erro de provar as drogas, o que possibilita o vício. Durante o programa, trazemos conhecimentos sobre drogas lícitas (álcool e tabaco) e ilícitas (maconha, crack, cocaína e inalantes) para que as crianças aprendam a resistir às pressões e dizer não às drogas e à violência, além de criar nelas, a consciência sobre boas e más companhias”. Ainda segundo, Rangel, a Polícia Militar tem a intenção de ampliar o Proerd para os alunos da 6º série do Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas de Aracruz, além de uma versão totalmente voltada para os pais.
Em junho, deste ano, já foram certificados pelo Proerd 440 alunos das seguintes escolas: CMEB “Honório Nunes de Jesus”, EMEF “Eurípedes Nunes Loureiro”, EMEF “Placidino Passos”, Serviço Social do Comércio (Sesc), Centro Educacional de Aracruz (CEA), EMEF “Marechal Costa e Silva” e EMEF “Ezequiel Fraga Rocha”. Para este ano, ainda, estão previstas a formação e certificação de sete novas turmas pelo programa.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade