Descida ecológica do Rio Piraquê-açu vai reunir esporte com diversão e consciência ambiental

Domingo é dia de juntar consciência ambiental com atividade física na ação conjunta entre esporte e ecologia em Aracruz. O motivo da movimentação é a “1ª Descida Ecológica do Rio Piraquê-açu Aracruz”, que vai acontecer dia 25 deste mês e vai percorrer 20 quilômetros de rio entre as localidades de Santa Maria e Balsa (em Santa Cruz). O grupo, de aproximadamente 150 inscritos, vai sair do ponto em frente à pedreira (na divisa de Aracruz com Ibiraçu) às 9h em direção ao ponto de chegada em Santa Cruz, próximo ao ancoradouro. Durante o trajeto a programação é a beleza natural da paisagem beirarrio, diversão em conjunto e respeito ao meio ambiente.
Barcos movidos a motor, remo, vela, canoas, caiaques, lanchas e jet-ski. A diversidade entre os inscritos é a maior possível e todo tipo de transporte aquático é bem-vindo para participar do passeio, desde que com segurança. Marcelo Rosa trabalha com gestão cultural há 17 anos e foi convidado pela Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer (SEMUC), da Prefeitura de Aracruz, para realizar a primeira descida. “Grupos de vários municípios do estado vêm atrás da emoção do passeio e da beleza do Piraquê-açu. Já recebemos inscrições de Vitória, Vila Velha e Colatina, sem contar a galera de Aracruz. A maioria é de profissionais e praticam o esporte com toda segurança, colete salva-vidas e muito cuidado. Além disso, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente vai acompanhar o evento, porque conhece bem toda a extensão do rio e ajuda na segurança”, explicou o atleta.
De acordo com os cálculos do realizador, todo o percurso vai durar cerca de quatro horas e, além do ritmo acelerado do esporte, uma ação de recolhimento de resíduos vai dar ênfase à nomenclatura ecológica do passeio, já que os grupos levarão sacolas para catar todo lixo que encontrarem pelo caminho. As inscrições são gratuitas e qualquer pessoa pode participar, desde que leve o próprio transporte. Menores de 18 anos precisam ter autorização por escrito e acompanhamento de um responsável. Interessados em participar podem entrar em contato com o setor de Desporto da SEMUC, pelo telefone 3256-1547, ou pelo celular de Marcelo Rosa, que realiza as inscrições: 9998-5804. Os grupos que chegarem um pouco antes das 9h vão poder desfrutar de um café da manhã, para começar bem o dia e se energizar para a jornada.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): Aracruz participa da Formação Caminhos Compartilhantes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 6ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Formação sobre Laboratórios de Matemática promove inovação nas escolas da Rede Municipal de Aracruz
- Clique aqui e confira agora mesmo!