Operação da Secretaria de Meio Ambiente, Ibama e Polícia Ambiental intercepta lavra ilegal em Parque Municipal
Uma operação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz, Ibama e Polícia Militar interceptou três homens explorando ilegalmente uma lavra no Parque Municipal Natural do Aricanga. Segundo os detidos, eles trabalhavam no local há dez dias, a mando de um outro homem de Minas Gerais, em regime de trabalho análogo a escravidão, já que estavam privados de comunicação e sem comida. O local foi encontrado após denúncia anônima.
Os três homens foram presos e encaminhados à sede da Polícia Federal em Vila Velha. Como o local compõe uma Unidade de Conservação, a exploração configura-se crime ambiental, além de crime de usurpação de patrimônio público, com pena que pode chegar a cinco anos de prisão. O caso será repassado para a Polícia Federal, que deve prosseguir com as investigações para chegar até o quarto integrante do grupo.
No local, os homens montaram um acampamento, que já foi destruído pela equipe de fiscalização, e foram encontrados indícios de que a lavra já estava sendo explorada anteriormente por outras pessoas. Os homens disseram que buscavam cristais de escapolita, pedra preciosa usada na fabricação de joias, mas não foi encontrado exemplares do mineral no acampamento. A equipe ainda apreendeu todo o material que o grupo usava na exploração.
“O Parque Municipal do Aricanga é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, estando aberta apenas para turismo guiado e atividade de pesquisa e educação ambiental. O Morro do Aricanga é um dos grandes patrimônios naturais do nosso município e a Semam trabalha com todo o empenho para coibir esse tipo de degradação ambiental e pede a ajuda da população para que continue denunciando qualquer atividade não permitida”, afirmou o biólogo, secretário de Meio Ambiente de Aracruz, Valber Campores.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo