Projeto “Comunidade de Leitores” é lançado durante “Café Literário”

Ontem (29/03) à tarde, aconteceu o lançamento do Projeto Institucional “Comunidade de Leitores”, durante um “Café Literário”. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Educação de Aracruz (Semed) e visa transformar a escola num espaço prazeroso, no qual a leitura faça parte da rotina das pessoas. O encontro foi realizado na quadra poliesportiva do Ginásio da Associação Recreativa e Cultural de Aracruz (Arca). Na chegada, os participantes receberam um documento contendo os “12 passos para se tornar um Contador de Histórias”, juntamente com um cartão de boas-vindas.
O projeto “Comunidade de Leitores” abrangerá a comunidade de pais, sociedade e empresas privadas. Marcaram presença no lançamento do projeto a secretária de Educação de Aracruz, Ilza Rodrigues, a subsecretária de Educação, Andrea Cristina Almeida, as coordenadoras do projeto, Marlene Gomes Teixeira e Sulema Freire Sanches, além da equipe técnica da Semed, o secretário de suprimentos, Zamir Gomes Rosalino, o diretor do SAAE Aracruz, Marcus Thadeu de Castro Vieira, professores, diretores e pedagogos das escolas municipais.
Durante o encontro foi feita a entrega simbólica de um kit de livros pela secretária de Educação, Ilza Rodrigues, aos diretores das escolas “Eurípedes Nunes Loureiro” e “Chapeuzinho Vermelho”. Todas as 53 escolas do município vão receber um kit similar. Alunos da rede municipal de ensino circulavam fantasiados entre os presentes fazendo alusão aos clássicos da literatura infantil. Para aguçar a criatividade dos participantes do encontro e incentivar o hábito da leitura, foram feitas apresentações literárias de Contação de Histórias.
Segundo Rodrigues foram investidos pela Semed aproximadamente R$ 800 mil em livros, para subsidiar a leitura na escola e melhorar o acervo literário, beneficiando 17 mil estudantes da rede municipal de ensino. “Embora a leitura faça parte do processo de ensino na escola, com o projeto ela passa a se constituir de fato em uma política de rede, isto é, todas as escolas envolvidas em prol da leitura. O livro fechado é apenas um livro, mas aberto é algo que muda o comportamento, aumenta a sabedoria e nos tornar pessoas melhores. Foi assim que começamos a pensar no projeto, que hoje, dá os seus primeiros passos. Aquele que muito lê muito aprende. Por isso, é muito importante termos sempre um livro em mãos. Precisamos estar constantemente absorvendo informação. A conversa nossa com o livro deve ser constante. Temos que nos apoiar na cultura apaixonante que é o livro. Por isso, espero que o dia de hoje se torne um marco histórico em nosso município. Que possamos de fato nos tornarmos uma comunidade de leitores”.
A coordenadora do projeto, Marlene Gomes Teixeira, explicou como surgiu a ideia de lançar o projeto durante um “Café Literário”. “O lançamento do projeto, durante um “Café Literário”, surgiu como ideia uma vez que vem colocar para todos nós a relação de igualdade que existe entre estas duas ações: saber e comer. Segundo o dicionário de etimologia, os dois termos derivam do radical latino “sapere” que deu origem ao verbo “saber” e, de igual forma ao substantivo “sabor”. A junção de dois termos nos direciona a algo prazeroso que é comer e saber. O que se deseja neste projeto, é que a leitura tenha o sabor do mais gostoso alimento. Que comer, seja com sabor e este sabor seja o mesmo sabor da leitura. E assim, nesta tarde, neste espaço desejamos a todos a realização destas duas palavras: boa degustação e boa leitura”, disse.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais