“Relações entre Adultos e Crianças na Educação Infantil” é tema de discussão hoje em Aracruz
Hoje (01/08) durante todo o dia, no Teatro Municipal “Prof. Dr. José Maria Coutinho”, no Centro, a Secretaria de Educação de Aracruz (Semed), por meio do Setor de Educação Básica promove o encontro de Formação de Professores, Diretores, Pedagogos, Coordenadores Pedagógicos, Monitores e Auxiliares de Professor de Educação Infantil (APEI's). Aproximadamente 560 profissionais da área vão debater sobre as “Relações entre Adultos e Crianças na Educação Infantil”. O tema está sendo ministrado pela professora Dr.ª Iza Rodrigues da Luz.
O objetivo da formação é discutir as temáticas relacionadas às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, com previsão de implantação em 2012, das Diretrizes Curriculares Municipais na rede de ensino de Aracruz. “Hoje é o momento para aprendermos, trocarmos experiências e descobrirmos ou redescobrimos o prazer de ensinar. Este encontro visa oportunizar a prática pedagógica das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, em nossas escolas”, essas foram as palavras de boas-vindas ditas pela secretária de Educação, Ilza Rodrigues, aos presentes.
Para a pedagoga da rede e diretora do CMEI “Balão Mágico” de Coqueiral, Aline Fernandes Teixeira Bedim, a iniciativa da Semed com a realização dos encontros de formação possibilita a troca de experiências, sem contar que vários estudos sobre o currículo foram feitas dentro das dependências das escolas com textos de estudiosos da área. “É fundamental a realização desses encontros, que além de nos qualificar, possibilita a troca de vivências em sala de aula, e ainda nos oportunizar conhecimentos extraídos diretamente dos estudiosos que tratam a Educação Infantil e que hoje são referências do Ministério da Educação”.
Palestrante desta segunda-feira, Dr.ª Iza Rodrigues da Luz, explicou que “as instituições de ensino precisam proporcionar experiências que promovam o conhecimento da criança sobre si mesma e sobre o mundo, por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade, respeitando os ritmos e desejos da criança. Além de ampliar sua confiança e sua participação nas atividades individuais e coletivas”. Ainda segundo Luz, a escola precisa ver a criança como um sujeito humano em sua plenitude. “Nós enquanto educadores, precisamos criar nas escolas um clima de segurança, onde a criança possa se sentir livre para expressar todos os seus sentimentos, contribuindo assim, para o seu desenvolvimento socioafetivo e moral”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento