Profissionais da Educação de Aracruz debatem Avaliação e Transições na Educação Infantil

Publicado em: 22 de julho de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Profissionais da Educação de Aracruz debatem Avaliação e Transições na Educação Infantil

Hoje (22/07) durante todo o dia, no Plenário da Câmara de Vereadores, no Centro, a Secretaria de Educação de Aracruz (Semed), por meio do Setor de Educação Básica promove o encontro de Formação de Professores, Diretores, Pedagogos e Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil. Aproximadamente 300 profissionais da área vão debater sobre a “Avaliação e Transições na Educação Infantil”. O tema está sendo ministrado pela professora Dr.ª Hilda Micarello.

O objetivo da formação é discutir as temáticas relacionadas às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, com previsão de implantação em 2012, das Diretrizes Curriculares Municipais na rede de ensino de Aracruz. De acordo com o professor da EMEFI “Pau Brasil”, Valdenir de Almeida Silva, as formações possibilitam o intercâmbio dos profissionais da educação. “Durante as formações temos a oportunidade de trocarmos experiências e sabermos de ações que estão sendo feitas em determinada escola e que estão surtindo efeito junto à comunidade acadêmica. Além disso, começamos a perceber como o nosso olhar enquanto educador vai mudar ou intervir no cotidiano das crianças com as quais trabalhamos. Percebemos então que, o processo avaliativo é muito mais do que provas orais e escritas, é a percepção de mundo que temos sobre a criança e a escola”.

Palestrante desta sexta-feira, professora Dr.ª Hilda Micarello, explicou que “as propostas pedagógicas da Educação Infantil devem considerar que a criança, centro do planejamento escolar, é sujeito histórico e de direitos que nas interações, relações e práticas cotidianas vivencia e constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”. Ainda segundo Micarello, a tarefa da escola é permitir que a produção de cultura feita pela criança ao criar sentidos aos seus significados possa se emergir e se reconstruir constantemente. “O professor precisa saber que a criança constrói sentidos sobre o mundo em que vive, por isso, é fundamental que nós enquanto professores consigamos penetrar nesses sentidos que as crianças produzem sobre o mundo para o processo avaliativo”.

No dia 1º de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Teatro Municipal “Prof. Dr. José Maria Coutinho” aproximadamente 560 profissionais da Educação entre professores, diretores, pedagogos, coordenadores pedagógicos, monitores e APEI's conversarão sobre as “Relações entre Adultos e Crianças na Educação Infantil”, abordado pela professora Dr.ª Iza Rodrigues da Luz.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: