Secador de café em Cachoeirinha do Riacho será inaugurado nesta terça-feira (05)

Com a expansão cafeeira pelo mundo, a exigência por mais qualidade e melhor produtividade tem sido crescente. Para acompanhar esse crescimento, a Secretaria de Agricultura de Aracruz (Semag) vem apoiando o produtor rural desde o plantio até a colheita e escoamento da produção, junto as comunidades. Desta forma, no dia 5 de julho, às 8h30, será inaugurado em Cachoeirinha do Riacho mais uma Unidade de Beneficiamento de Café, mais conhecido por secador de café, equipamento responsável por secar e pilar o grão. A Unidade vai contemplar a Associação dos Produtores Rurais da região. O evento acontece na própria área do secador de café em Cachoeirinha do Riacho.
Ao todo, 40 famílias serão beneficiadas, sendo 32 da associação de Cachoeirinha e as demais, das comunidades de Brejo Grande, Vila do Riacho, Mata Limpa, Gimuhuna e Jacupemba. O secador tem capacidade para 8 mil litros de café, correspondente a 80 sacas. Além disso, a comunidade de Cachoeirinha já foi contemplada em 2008 com um secador, assim como as localidades de Gimuhuna, Córrego Francês, Três Irmãos que receberam um equipamento com capacidade de 15 mil litros do grão.
De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Edmilson Martins Schwenck o incentivo ofertado ao cafeicultor de Aracruz, especialmente os pequenos, faz com que eles produzam um café com mais qualidade, o que contribui na melhoria do preço e da geração de emprego e renda nas comunidades. Dentre outros serviços ofertados pela Prefeitura de Aracruz também está a prestação de serviços com máquinas agrícolas e o patrolamento para conservação das estradas vicinais.
Schwenck ressalta ainda que o café representa hoje a principal cultura agrícola em Aracruz. “Aproximadamente 1.300 das 1.600 propriedades rurais existentes no município tem o café como cultivo principal. Hoje são 4.500 hectares cultivados, dos quais 4.200 estão em plena atividade. Mediante esses dados, podemos constatar que a maior parte da população rural vive da agricultura. Tudo isso mostra que Aracruz se consolida como mais um dos polos da cultura cafeeira do Espírito Santo e do Brasil”.
O período de montagem da Unidade de Beneficiamento de Café, contou com a parceria da comunidade e da Associação dos Produtores Rurais de Cachoeirinha do Riacho que levantou a cobertura, fez a base do piso e a caixa de depósito de café. No secador, os beneficiários trabalham de forma ecologicamente correta, utilizando na secagem e pila o eucalipto que é doado por uma empresa do município. Após a inauguração será servido um café da manhã oferecido pela comunidade de Cachoeirinha do Riacho.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)