Crianças e adolescentes de Aracruz recebem certificação da Petrobras por participação em projeto socioambiental

Crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais da orla de Aracruz, que participaram do Projeto “Arte de Preservar”, desenvolvido pela Petrobras em parceria com as secretarias de Educação e Meio Ambiente, da Prefeitura de Aracruz irão receber o certificado de participação no projeto em cerimônia de formatura que acontece na próxima sexta-feira, 20 de maio, no Centro Comunitário de Coqueiral (antigo Zincão), das 15h às 18h. O projeto foi realizado junto as comunidades do entorno das obras da Petrobras.
Serão certificados 241 alunos como agentes ambientais mirins em cerimônia realizada para as crianças e adolescentes, suas famílias, convidados da Petrobras e representantes da Prefeitura de Aracruz, parceira do Programa. No município, o projeto acontece em atendimento ao Programa de Educação Ambiental da construção e montagem do Terminal Aquaviário de Barra do Riacho, empreendimento inserido no Plano de Aceleração do Crescimento do Governo Federal.
Segundo a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, ações como essas promovidas pela Petrobras devem ser valorizadas pela iniciativa pública. “Temos que valorizar todas as iniciativas que promovem a formação de uma consciência socioambiental em nossos alunos, para que possam compreender a importância da preservação da natureza e da construção de um mundo sustentável”.
Entenda o projeto
A 1ª fase do projeto aconteceu na orla de Aracruz, entre março e maio de 2011, com a participação de 241 alunos de seis escolas das redes municipal e estadual, das comunidades de Mar Azul, Sauê, Barra do Sahy, Barra do Riacho e Vila do Riacho. No 2º semestre - segunda e última fase - será a vez das comunidades de Putiri, Praia dos Padres, Coqueiral, Itaparica e Santa Cruz participarem das atividades.
O projeto promove a interatividade por meio de aulas teóricas e práticas, no contraturno escolar, onde são passadas informações sobre temas relacionados ao meio ambiente, além de sugestões de novas práticas e comportamentos que poderão ser adotados pela comunidade. Durante as aulas teóricas as crianças e adolescentes aprendem sobre sua inserção e interferência no meio ambiente. A abordagem de temas como as condições ambientais no mundo e no município de Aracruz, o consumo consciente, as mudanças climáticas, o aquecimento global, a biodiversidade e a degradação ambiental, levados de forma lúdico pedagógica, despertam nos alunos uma nova visão do mundo à sua volta.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano promove conferência de política nacional sobre desenvolvimento urbano
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)