Escolas da rede municipal têm segurança reforçada com sistema de monitoramento e alarmes
Segurança e preservação do patrimônio público municipal. Com esses objetivos, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), vem realizando a instalação do sistema de monitoramento e alarmes nas escolas municipais de Ensino Infantil e Fundamental. Os alarmes possuem sensores de movimento e uma vez acionados ninguém pode transitar na área. O CMEI “Epifânio Pontin” foi uma das primeiras escolas da sede a receber o sistema. Os trabalhos serão concluídos até o dia 5 de junho, em todas as escolas da rede municipal.
Quando o alarme na unidade de ensino dispara, a Central de Monitoramento é acionada e, em seguida, uma viatura comparece ao local para verificar a ocorrência. A empresa contratada vai monitorar os prédios públicos da prefeitura, 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Também fornecerá todos os materiais e funcionários para a realização dos serviços de monitoramento, além de prestar serviços de manutenção nos equipamentos de segurança. O monitoramento também abrange os prédios sob a responsabilidade das secretarias municipais de Saúde e Administração e Recursos Humanos. O investimento feito foi de R$ 206 mil.
Para o prefeito de Aracruz, Ademar Devens, o monitoramento aumenta a segurança entre a comunidade escolar e evita danos aos prédios municipais. “A medida está sendo adotada para evitar roubos constantes e garantir os bens patrimoniais adquiridos, gêneros alimentícios, materiais didáticos, dentre outros. É uma ação preventiva, pois eventuais danos aos nossos prédios resultam em uso do dinheiro público para consertar, invés de construir que é o que a sociedade demanda e o que de fato, traz benefícios à população”.
De acordo com a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, são comuns atos de vandalismo e arrombamentos nas escolas, principalmente nos fins de semana e feriados, quando não há aula. “O sistema de segurança foi instalado para diminuir esses índices já que os alarmes ajudam a inibir a ação e a própria comunidade passa a ajudar”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a janeiro
- Profissionais da Educação, Saúde, Conselho Tutelar e Direitos Humanos são capacitados quanto à Educação das Relações Étnicos- Raciais (Erer)
- Sala Sensorial Magia do Rotary contempla outras quatro escolas da Rede Municipal de Ensino
- Segunda chamada da regularização fundiária convoca moradores de Nova Santa Cruz e São José (Jacupemba)
- Bolsa Atleta 2026: edital é publicado com 21 vagas para esportistas
- Mulheres empreendedoras de Aracruz têm acesso a crédito com condições especiais até 31 de março
- Aracruz recebe Selo Diamante pelo segundo ano consecutivo e reafirma referência em transparência e governança
- 11ª Chamada - Secretaria de Saúde (Farmácia Cidadã) - Edital 001/2025
- SAAE autoriza o início das obras de revitalização da ETE de Guaraná
- Dia D “Aracruz por Elas” reúne serviços de saúde, assistência e empreendedorismo para mulheres no sábado (14)