Enfrentar à Violência, Exploração e ao Abuso Sexual é tema de campanha realizada em Jacupemba
A “Campanha de Enfrentamento à Violência, Exploração e ao Abuso Sexual cometidos contra Crianças e Adolescentes” realizada pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Jacupemba, foi encerrada na manhã de hoje (25/03), com um seminário com palestras e apresentações culturais, no auditório da Igreja Católica da localidade. A campanha também contou em sua programação, com um dia de panfletagem (dia 23) e uma caminhada (dia 24) pelas ruas e avenidas do distrito, para mobilizar a população contra a prática da violência e abuso sexual de criança e adolescentes e informar como denunciar casos como estes.
O secretário de Desenvolvimento Social de Aracruz, Ismael da Rós Auer informou na abertura do evento que o grande desafio hoje, não é apenas combater essa prática, mas também trabalhar de forma preventiva e incentivar a denúncia dos agressores. “Nós como dever público temos que tomar iniciativa neste movimento, mas a responsabilidade em combater esta prática é de todas as famílias, escola, igreja e comunidade”.
A coordenadora de sessões e serviços dos Cras's, Margareth da Penha Spinassé Lechi disse que esse tema se reflete no mundo inteiro. “Muitas pessoas estão com os olhos vendados sobre esse assunto. Nós e também a população têm que estar dispostos a trabalhar para amenizar essa situação no nosso município”.
Dileuza Marins Del Caro representou o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aracruz. “Este tema é polêmico e muito sério, por isso todos que estão aqui presentes são multiplicadores e podem levar essas ações de combate a violência e abuso sexual até as famílias”, disse a conselheira que, logo após, ministrou a palestra “As diversas faces da violência sexual e a realidade do município de Aracruz”. A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Aracruz e assistente social da Associação Recanto Feliz, Débora Silva de Souza Segatto também esteve presente.
O evento contou com uma apresentação cultural de capoeira e coreografia da música “Salve o nosso planeta”, feita pelos integrantes do Lar são José, instituição dirigida pela Irmã Odete Bertollo. A Campanha de Enfrentamento à Violência, Exploração e ao Abuso Sexual cometidos contra Crianças e Adolescentes” foi realizada pela Semds, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Jacupemba, com o apoio da EMEF “Professora Maria Inês Della Valentina”, do CMEB “José Mambrini” e dos CMEI “Francisca Rocha Ribeiro” e “Nova Colatina” e da Unidade de Saúde, SAAE, Polícia Militar e Lar São José.
Denuncie casos de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes
Para denunciar casos de violência contra crianças e adolescentes é só ligar para o Conselho Tutelar do município nos telefones (27) 3296-3441 / 3296-3023 ou gratuitamente, para o Disk 100. Para fazer a denúncia a pessoa não precisa se identificar. É só informar o endereço onde a vítima reside.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo