Mulheres aracruzenses recebem o certificado do Curso de Cerâmica do Mosteiro Zen Budista
As alunas da primeira turma do curso de Cerâmica do Mosteiro Zen Budista, em Ibiraçu, receberam o diploma de conclusão de curso, na manhã desta quinta-feira (30). A solenidade foi realizada em um espaço ao lado da escola de cerâmica e contou com a presença do abade do mosteiro, o monge Daiju Bitti, o secretário de Cultura e Turismo de Aracruz (Semtur), Paulo Neres, o juiz da 1ª Vara da comarca de Ibiraçu, Dr. Gedeon Lima Junior, representantes da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), de representantes da empresa Vale e do projeto Amigos da Justiça.
O curso teve duração de um ano e foi ministrado pelo professor Márcio de Moura Nogueira. Além da preparação do barro, as alunas aprenderam como desenvolver modelos e formatar as peças que são finalizadas a uma temperatura de 1.300°C.
“A capacitação garante que as pessoas adquiram novos conhecimentos e habilidades profissionais, e os utilizem como uma nova forma de gerar renda. O curso de cerâmica é algo novo na nossa região. Essas mulheres puderam aprender um novo ofício e tiveram a liberdade de expressar a particularidade de suas origens”, destacou Paulo Neres, secretário da Semtur.
O abade do mosteiro, Daiju Bitti, disse que o curso oferece oportunidades. “A cerâmica trouxe para o município a culinária, onde são solicitadas a produção de peças para serem usadas em restaurantes e trouxe, também, a hotelaria, porque nossa fábrica se tornou um ponto turístico”, pontuou.
O curso é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur),as prefeituras de Ibiraçu, João Neiva e Fundão, Sebrae, o Mosteiro Zen, a Associação Mãos e Artes Capixaba e a Associação Amigos da Justiça.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos