Dr. Coutinho e Beto Vieira visitam fábrica no Mosteiro Zen onde aracruzenses participam de Curso de Cerâmica
O prefeito Dr. Coutinho e o vice Beto Vieira estiveram na escola de Cerâmica Kanzeon, do Mosteiro Zen Morro da Vargem, no município de Ibiraçu, na manhã desta quarta-feira (22). A visita foi guiada pelo abade do mosteiro, o monge Daiju Bitti, que mostrou as etapas de produção das peças e também o funcionamento do espaço.
Sete aracruzenses, sendo quatro indígenas e três representantes de associações federadas, fazem parte da atual turma de ceramistas que, no final deste mês de junho, irão receber a carteirinha de artesão. O curso para esses alunos é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur),as prefeituras de Ibiraçu, de João Neiva e de Fundão, Sebrae, o Mosteiro Zen, a Associação Mãos e Artes Capixaba e a Associação Amigos da Justiça.
“Estamos felizes em apresentar ao município nosso trabalho. Chegamos aqui com o objetivo de aprender e repassar esses ensinamentos a outras pessoas. Acreditamos no que foi passado aqui, nosso professor nos deixou livre para que pudéssemos expressar na arte a característica de cada região”, disse Ildete Caliman, aluna aracruzense do curso de Cerâmica.
Daiju Bitti, abade do mosteiro, destacou que a escola trouxe oportunidades aos alunos e ao município. “A cerâmica trouxe para o município a culinária, onde são solicitadas a produção de peças para serem usadas em restaurantes e trouxe, também, a hotelaria, porque nossa fábrica se tornou um ponto turístico. Além disso, trouxe oportunidades. As alunas têm um lucro mensal de R$ 1.500 a R$ 2 mil, trabalhando quatro dias por semana”, disse.
Dr. Coutinho comentou a importância de potencializar o artesanato e sobre oferecer oportunidades. “As alunas aracruzenses que estão finalizando o curso tiveram a oportunidade de aprender uma profissão e assim, tirar seu sustento da cerâmica. Temos o objetivo de poder trazer um pouco dessa arte para Aracruz e assim, poder oferecer o curso para outras pessoas”, disse.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a setembro
- Atenção, pais! Provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) acontecem do dia 20 a 31 de outubro
- Saúde promove programação especial para conscientizar mulheres no Outubro Rosa
- PDM: adiada a reunião do fórum que aconteceria nesta quinta-feira (02), em Guaraná
- Desenvolvimento Social: Chamada Emergencial do Processo Seletivo n.º 001/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 87ª Chamada
- Aracruz sedia o Encontro do Núcleo Regional do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Nupaes) e Sistemática de Acompanhamento e Avaliação de Resultados (SAAR N3)
- Semana em Comemoração à Pessoa Idosa tem início com celebração de vida, sabedoria e respeito
- Agenda Festiva: Final de semana de festa em Barra do Riacho e Jacupemba
- Secretaria de Gestão oferece nova etapa de cursos, na modalidade on-line, para servidores