Saúde inicia aplicação de dose de reforço para os vacinados com a Janssen
Os aracruzenses que foram vacinados com a Janssen no esquema primário já podem receber as doses de reforço (D3 e D4). A Secretaria de Saúde (Semsa) começou a vacinação nesta terça-feira (21), nas Unidades de Saúde, para aqueles que tomaram uma ou duas doses do imunizante.
Em novembro de 2021, através da Nota Técnica do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), o Ministério da Saúde orientou que quem já havia tomado a dose (D1) do imunizante precisaria receber mais uma dose (D2) com a Janssen ou Pfizer, e nesta segunda-feira (20), fez o anúncio das novas doses (D3 e D4). A Nota Técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) Nº 19/2022, regulamenta a vacinação contra a Covid-19, atualizando o esquema da Janssen, com intervalo de oito semanas entre as novas doses.
O imunizante já está disponível nas Unidades de Saúde. Veja como ficou a nova orientação:
-
18 a 29 anos: deverá receber um segundo reforço (terceira dose) quatro meses após o primeiro reforço,
-
30 anos ou mais: deverá receber um terceiro reforço (quarta dose) quatro meses após o segundo reforço.
A primeira dose de reforço (D3) será feita após quatro meses de intervalo entre a D2, e a segunda dose de reforço (D4), também deverá ser aplicada quatro meses de intervalo entre a D3. As doses de reforço poderão ser feitas com as vacinas da AstraZeneca, Pfizer ou Janssen. As gestantes e puérperas a partir dos 18 anos de idade podem receber o imunizante da Pfizer ou Coronavac.
De acordo com a secretária da pasta, Rosiane Scarpatt, a imunização é muito importante. “Manter o esquema vacinal em dia é primordial para que a população se mantenha protegida. Os estudos epidemiológicos já mostraram que a vacina é eficaz, reduzindo a contaminação. Os números estão crescendo e os afetados são, principalmente, aqueles que estão com o esquema vacinal atrasado. Procurem as Unidades de Saúde e os postos de atendimento, conforme divulgado, e coloque a vacinação em dia. É preciso que a população se conscientize de que a pandemia continua e que os casos estão crescendo, numa média de mais de 200 casos por semana”, comentou.
Aracruz registrou nos últimos sete dias, 297 casos confirmados e três óbitos. Acumulados desde o início da pandemia, 34.914 aracruzenses já se infectaram com a Covid-19 e 277 vidas perdidas.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos