Xadrez: Aracruz conquista quatro vagas para a etapa nacional dos Jogos Escolares

Aconteceu nesta terça-feira (14), no Ginásio Audifax Barreto, em Vitória, mais uma etapa dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES). Na ocasião, quatro alunos de Aracruz da Escola Espaço Livre se destacaram entre os mais de 40 participantes de 15 cidades que competiram na modalidade xadrez. Lara Vieira Peixoto ficou com o ouro e Manuela Mendonça Font Juliá com a prata no feminino. Já no masculino, Davi Mantovani Rossi ficou em primeiro lugar e Isaac Vieira de Oliveira em segundo.
“Sempre nos destacamos no xadrez. Após a retomada das nossas atividades, que estavam paralisadas em função da pandemia, retornamos e conseguimos vencer a etapa estadual e conquistamos quatro vagas para a etapa nacional dos jogos escolares em novembro, a ser disputada na cidade do Rio de Janeiro”, falou o professor de xadrez Alessandro Camporez, que há mais de 20 anos vem desenvolvendo esse trabalho com estudantes do ensino fundamental na EMEF “Ezequiel Fraga Rocha”.
Referência
O município de Aracruz é referência em Xadrez. Alunos já conquistaram medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Joema) e com participações na Olimpíada Nacional. A Prefeitura, por meio das secretarias de Educação (Semed) e de Esportes, Lazer e Juventude (Semesp), sempre investiu nessa prática pedagógica, tanto com os próprios alunos, quanto com os professores.
Já foram realizadas, inclusive, formações de xadrez com os professores das escolas municipais que utilizam os conhecimentos adquiridos para aprimorar a prática do ensino de suas disciplinas. Essa formação conta com uma didática voltada para principiantes, apresentando os componentes do jogo como as peças, suas distribuições e o tabuleiro.
“O xadrez traz aos alunos a consciência do respeito mútuo e o desenvolvimento intelectual, além da coletividade, onde eles aprendem a ganhar e perder, sempre respeitando o oponente. Eles também se dedicam mais aos estudos. Uma ex-aluna da EMEF Ezequiel Fraga Rocha, por exemplo, passou em uma faculdade federal de Medicina em Mato Grosso do Sul”, destacou Alessandro.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Aracruz planeja criar Corredor Ecológico de Biodiversidade para fortalecer a conservação dos recursos naturais no município
- Aracruz, a porta de entrada de importação e geração de empregos
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano promove conferência de política nacional sobre desenvolvimento urbano
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas