“Prefeitura Sem Papel” contribui com meio ambiente, poupa 27 árvores e economiza mais de 273 mil folhas
O processo eletrônico, que já é uma realidade na Prefeitura de Aracruz, reúne números expressivos na economia e vem contribuindo de forma gradativa com o meio ambiente. Neste domingo (5), foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, como o “Prefeitura Sem Papel” também tem um papel sustentável, mais de 273.900 folhas foram economizadas em 5.478 processos protocolados.
De acordo com o relatório emitido nesta segunda-feira (6), 27 árvores foram salvas e mais de 2.739.000 litros d’água foram poupados, refletidos em R$ 219.120,00. Além de desburocratizar a abertura dos processos via protocolo on-line e pensando no desenvolvimento econômico sustentável, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Semad) vem atuando para levar os serviços para um ambiente 100% digital. No dia 1º, os cidadãos passaram a ter acesso ao protocolo de onze processos, além de acompanhar o andamento dos mesmos pelo site (computador ou celular).
Para se ter uma ideia, um tronco de eucalipto rende cerca de 10 mil folhas de papel A4. Para produzir uma tonelada, são necessárias aproximadamente 11 árvores. Com o objetivo de reduzir o uso do papel e dar a devida eficiência, agilidade e transparência, o Prefeitura Sem Papel veio para facilitar e desburocratizar os serviços, além de “zerar” o uso de papel, pensando no desenvolvimento econômico sustentável, transformando envio e recebimento de documentos, solicitações, protocolos e pedidos em um ambiente totalmente eletrônico, ou seja, o documento já “nasce” digital.
“Adotar os processos digitais é uma forma dos servidores e cidadãos pensarem na sustentabilidade, preservação do meio ambiente e na eficiência que o procedimento deve ter. Os números das economias comprovam o sucesso do ‘Prefeitura Sem Papel’ com a redução do uso do papel e confirmam a sua importância e necessidade para todos os aracruzenses, principalmente em um momento em que o mundo precisa adotar medidas mais sustentáveis. Com essa iniciativa, a prefeitura contribui para tornar, junto dos demais órgãos e empresas, Aracruz uma cidade mais sustentável”, comentou o secretário da pasta, Marcus Coelho.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos