Sustentabilidade: Ecoponto no bairro Segatto será inaugurado na terça-feira (12)
A Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) vai inaugurar nesta terça-feira (12), às 16h30, o segundo Ecoponto do município, localizado no bairro Segatto. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 15h30. Essa foi uma indicação da vereadora Adriana Guimarães. O próximo a ser inaugurado será o Ecoponto de Santa Cruz.
A criação do ecoponto no município visa incentivar a população a separar os materiais encaminhados para reciclagem. No Segatto, o local era um ponto viciado de descarte irregular de lixo vindo de vários bairros. Em reuniões realizadas com a comunidade, os moradores puderam conhecer a legislação que trata sobre os entulhos e a área considerada estratégica para atendê-los. Aracruz já conta com um Ecoponto, que está localizado no bairro Itaputera, e funciona no antigo pátio de manilhas.
O local vai contar com caçambas para que os entulhos sejam descartados de forma seletiva, além de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para a coleta do material que será destinado para reciclagem. Todo o serviço será monitorado por um servidor que irá orientar os moradores quanto ao descarte.
Serão permitidos o depósito de resíduos de até 1m³ de entulho de construção civil por dia (pequenas quantidades de tijolos, restos de azulejos, etc.), móveis inutilizados, como mesas, cadeiras, sofás, guarda-roupas, além de colchões, eletrodomésticos, madeiras, plástico, metal, vidro, papel, papelão e galhos de árvores. Não serão permitidos o descarte de grandes quantidades de entulho de construção, lixo úmido doméstico, lixo hospitalar ou de serviços de saúde e lixo industrial.
Para o secretário da pasta, Almir Vianna, a implantação dos ecopontos demonstra o compromisso da atual administração com o meio ambiente. “Estamos trabalhando dentro da legislação vigente para fazer de Aracruz uma cidade mais sustentável. Para isso, precisamos não só da ajuda dos moradores do bairro Segatto, mas de todos para que a cidade esteja organizada. Adequamos o terreno para essa finalidade e, em breve, entregaremos outros ecopontos. Dessa forma, é só o cidadão fazer a sua parte e não destinar entulhos, restos de móveis e outros pelas vias da cidade. Se cada um fizer o seu papel, a nossa cidade fica limpa com os pontos estratégicos que teremos espalhados pela cidade”, comentou.
Vianna acrescentou que orientar e educar o cidadão a fazer o descarte correto é contribuir com o meio ambiente. “Os Ecopontos estão aí para isso, estimular o descarte correto, eliminar os pontos viciados de lixo em esquinas e contribuir com a reciclagem, que deve ser feita por todos nós, além de ampliar a coleta seletiva do município”, finalizou.
Além do Ecoponto de Santa Cruz, mais dois estão em fase de implantação, sendo um na Vila do Riacho e outro na Barra do Sahy.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação