Campanha de vacinação da Influenza, Sarampo e a 4ª dose da vacina contra a Covid-19, a partir de segunda (28)
A Prefeitura de Aracruz , por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), continua realizando ações com o objetivo de promover a vacinação da população aracruzense. A partir da próxima segunda-feira (28), em todas as Unidades de Saúde, serão disponibilizadas três vacinas em uma única Campanha, a da Influenza (H3N2), Sarampo, visando a Campanha Nacional, e a 4ª dose da vacina contra a Covid-19.
Neste primeiro momento, a vacinação da Influenza vai contemplar os idosos de 60 anos acima e profissionais da saúde. O objetivo é reduzir a circulação do vírus e, consequentemente, o número de pessoas hospitalizadas devido a infecções respiratórias/gripe. Com a aplicação da dose do imunizante, a Semsa consegue diminuir a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19.
A vacina contra o Sarampo, neste primeiro momento, será destinada aos profissionais de saúde por estarem mais expostos e contraírem facilmente a doença. Além disso, o risco de disseminar para um maior número de pessoas pode ocorrer. A transmissão da doença respiratória ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os primeiros sinais da doença são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Em torno de três a cinco dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. A única maneira de evitar o sarampo é tomando a dose do imunizante.
Já a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 será aplicada nas pessoas com 60 anos ou mais, com as vacinas Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, de acordo com a disponibilidade no momento. Os idosos aptos a receber a dose são aqueles que estão com um intervalo de 90 dias a partir da dose de reforço.
“Iniciaremos uma campanha para que consigamos atingir a cobertura vacinal do público-alvo. Aplicaremos as vacinas contra o coronavírus de tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) ou vacina de vetor viral. O avanço da vacinação tem trazido ganhos para a saúde pública, com reduções expressivas de internações, casos graves e óbitos. Todas as vacinas são seguras e confiáveis. Vacinem-se, aracruzenses!”, disse a secretária da pasta, Rosiane Scarpatt.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo